A cidade de Luzerna, no Meio-Oeste catarinense, ficou entre os 20 municípios com a melhor qualidade de vida do Brasil. É a única cidade catarinense no top 20 do ranking Índice de Progresso Social (IPS), que avalia todos os municípios brasileiros. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (3) e foram obtidas com exclusividade pelo O Globo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O levantamento, chamado de IPS Brasil, considerou informações de órgãos oficiais como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. São três dimensões principais: necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar, e oportunidades.
Veja quais cidades de SC têm maior nota em ranking de qualidade de vida
Dentro de cada uma há quatro componentes, que formam a média final. Mais detalhado, cada componente tem indicadores diferentes, com pesos entre eles.
Continua depois da publicidade
O IPS deve ser feito anualmente, por isso os indicadores priorizados foram os mais recentes e o que são atualizados a cada ano. Informações como as do Censo do IBGE, que não são feitos anualmente, ou indicadores de furtos, que podem ter subnotificação, não foram considerados na equação.
A cidade de SC que é a “Disney” dos idosos
Segundo o coordenador do IPS Brasil, Beto Veríssimo, a intenção não é ranquear os maiores Produtos Internos Brutos (PIB), mas sim qualificar resultados como expectativa de vida, menores taxas de homicídios e população com melhor acesso à educação.
SC tem a segunda melhor qualidade de vida do Brasil, aponta estudo
— Queremos saber o resultado, saber se no final do dia as pessoas estão vivendo melhor. Nem sempre a cidade com maior renda tem melhor qualidade de vida — explicou ao O Globo.
Florianópolis é a 4ª capital com a melhor qualidade de vida do Brasil, mostra estudo
Melhores municípios do país
- Gavião Peixoto (SP)
- Brasília (DF)
- São Carlos (SP)
- Goiânia (GO)
- Nuporanga (SP)
- Indaiatuba (SP)
- Gabriel Monteiro (SP)
- Águas de São Pedro (SP)
- Jaguariúna (SP)
- Araraquara (SP)
- Presidente Lucena (RS)
- Luzerna (SC)
- Pompéia (SP)
- São Caetano do Sul (SP)
- Maringá (PR)
- Piracicaba (SP)
- Nova Lima (MG)
- Campinas (SP)
- Caxambu (MG)
- Vinhedo (SP)
Continua depois da publicidade
Veja fotos de Luzerna
Luzerna tem cerca de 5 mil habitantes
Segundo o Censo 2022 do IBGE, Luzerna tem 5.794 habitantes. O município foi criado em 1995 quando foi desmembrado de Joaçaba. O local fica no Vale do Contestado e conta com prédios históricos, como o Seminário São João Batista, ao lado da Igreja Matriz, que atualmente abriga o Centro de Eventos.
É na cidade que fica também o Museu Frei Miguel, idealizado e organizado pelo Frei Miguel Witte, OFM, nascido na Alemanha em 1885. O espaço foi inaugurado em 1971, quando Luzerna era um distrito de Joaçaba.
O museu conta com mais de 3 mil peças, incluindo um gigantesco gavião-real, uma onça-pintada, um lobo-guará em pé, um jabiru de asas abertas, uma grande coleção de insetos e um esqueleto humano.
Continua depois da publicidade
Leia também
Ranking elege as melhores cidades catarinenses para aposentados; veja quais são
PIB do Brasil cresce 0,8% no primeiro trimestre e prévia mostra alta parecida em SC