Aos poucos os antigos ônibus brancos que chegaram a Blumenau com a mudança da empresa responsável pelo transporte coletivo em 2016 vão saindo de cena e dando espaço aos veículos prateados da Blumob. Da frota de 246 ônibus, a partir de hoje 63% são novos e com as descrições do edital de concessão, que obriga a renovação total do sistema com carros zero quilômetro até 2020.

Continua depois da publicidade

Os 31 novos ônibus que começam a rodar a partir de hoje não representam um aumento na frota, apenas uma troca. O presidente do Seterb, Marcelo Althoff, explica que os veículos mais antigos trazidos pela Piracicabana na época do contrato emergencial estão sendo substituídos aos poucos:

– A Blumob entrou com o número de ônibus necessários para começar a operação, com a chegada dos novos veículos o número será o mesmo. A diferença é que os ônibus antigos que foram admitidos para começar o contrato serão substituídos gradativamente. A obrigação é renovar 100% até 2020, mas pelas previsões da empresa isso será feito até a metade do ano que vem.

As substituições de hoje serão feitas nas rotas alimentadoras, que levam os usuários do bairro para os terminais. Segundo o Seterb, eles serão distribuídos em 52 linhas que atendem todos os terminais da cidade: Velha, Garcia, Fonte, Fortaleza, Proeb e Aterro.

Nos próximos dias mais dois micro-ônibus também devem chegar para linhas de menor movimento. Os novos veículos têm o mesmo padrão dos que chegaram no ano passado, mas são do modelo 2018 da montadora e possuem alguns detalhes diferentes: o principal é o tamanho, um pouco mais largo, que dá alguns centímetros de espaço extra entre os bancos. Todos têm internet wi-fi, tomadas e rampa para cadeirantes.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Seterb, cada veículo custou cerca de R$ 268 mil, o que representa um investimento em torno de R$ 8,3 milhões da Blumob na compra dos 31 ônibus. A expectativa é de que mais duas entregas sejam feitas em 2018, com outros 72 ônibus novos substituindo os antigos. Assim, ficariam faltando menos de 20 carros para a renovação total prometida até o ano que vem.

MENOS HORÁRIOS NESTE FERIADÃO

Além da tabela de horários de domingo para o feriado do Dia do Trabalhador, amanhã, o transporte coletivo de Blumenau terá menos ônibus rodando hoje, com 42 linhas operando em escala reduzida. A justificativa do Seterb para a redução é a menor demanda pelo não funcionamento de órgãos públicos e escolas, que emendaram o feriado. Com a mudança, a autarquia diz que 87% do sistema estará funcionando.