A partir da primeira semana de junho, a coleta de lixo em Biguaçu será feita à noite. A mudança será gradual e foi motivada pela troca da empresa que realiza o serviço na cidade da Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Os novos dias e horários das coletas serão divulgados em panfletos entregues nas casas e estabelecimentos comerciais, assim como nos canais de comunicação da prefeitura. Os pontos de depósito ou lixeiras comunitárias permanecerão os mesmos, mas deverão receber a instalação de contentores.
Segundo o secretário municipal de Administração, Daniel César da Luz, a mudança visa diminuir o transtorno no trânsito da cidade.
— A coleta noturna tem o objetivo de melhorar o trânsito no perímetro urbano, que muitas vezes é interrompido para a passagem dos caminhões, além de deixar a cidade limpa antes do amanhecer — afirmou.
Continua depois da publicidade
A empresa responsável pela coleta de lixo será a HMS Gestão de Resíduos, que em Santa Catarina já atende o município de Gaspar. A destinação final dos resíduos, também de responsabilidade da empresa, continua sendo o aterro sanitário em Tijuquinhas, região norte do município.
Coleta seletiva e lixo pesado
Nos próximos 90 dias deverão ser retomadas a coleta de materiais recicláveis e a implantação do novo serviço de recolhimento de lixo pesado em Biguaçu. O processo de licitação dessas atividades teve como vencedora a empresa Recicle Aqui.
O funcionamento e operação desses serviços serão divulgados à população, com informações dos dias e horários das coletas. Além do recolhimento dos materiais recicláveis (papel, metal e plástico) e de resíduos volumosos (como móveis, eletrodomésticos, madeiras e restos de material de construção), a empresa será a responsável pela gestão do galpão de reciclagem, localizado na SC-407.
Continua depois da publicidade