Desde a sua independência em 1776, os Estados Unidos foram governados somente por homens. São mais de 40 presidentes eleitos no decorrer de quase 250 anos. A história pode mudar caso Kamala Harris, do partido Democrata, vença a eleição contra o ex-presidente Donald Trump, em novembro.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Candidatas mulheres à presidência ao longo da história
A primeira mulher concorreu à presidência dos EUA quase 50 anos antes do voto feminino ser permitido no país. Veja, a seguir, quem foram as principais figuras femininas que disputaram as eleições presidenciais americanas.
Victoria Woodhull
A primeira mulher a concorrer à presidência dos Estados Unidos foi Victoria Woodhull. A disputa ocorreu em 1872, quando ela tinha 34 anos. Além de não ter idade mínima para assumir o mandato, Victoria sua candidatura não foi levada à sério. Mais de 150 anos depois dela, nenhuma mulher conseguiu chegar à presidência.
Shirley Chisholm
Um século depois, Shirley Chisholm foi a primeira mulher negra a se candidatar para presidente. Concorreu nas primárias para representar o partido Democrata em 1972. Antes disso, ela já tinha feito história ao se tornar a primeira mulher negra eleita para o Congresso dos EUA.
Continua depois da publicidade
Geraldine Ferraro
Em 1984, os Estados Unidos tiveram a primeira vice-presidente feminina como candidata pelo partido Democrata. Geraldine Ferraro concorreu na chapa com Walter Mondale, mas a dupla não venceu.
Hillary Clinton
Já no século 21, a ex-primeira-dama e ex-senadora Hillary Clinton foi indicada pelo partido Democrata para a disputa presidencial de 2016. Apesar de ter recebido a maioria dos votos populares, o Colégio Eleitoral deu a vitória a Donald Trump.
Kamala Harris
A atual candidata à presidência foi a primeira mulher a ser eleita vice-presidente dos EUA, na chapa com Joe Biden. Agora, concorre para substituir o seu parceiro do partido Democrata. Para isso, terá que conquistar a maioria dos votos do Colégio Eleitoral na disputa contra Donald Trump.
Leia mais
O impacto das fake news nas eleições americanas
Quais são os estados-chave que podem influenciar as eleições nos EUA