Por Aqui é uma coluna semanal sobre a produção artística da Grande Florianópolis. Microjornalismo para difundir, refletir e debater temas em pauta na área cultural.

Continua depois da publicidade

Vermelho de Elke

A parceria artística entre a bailarina e coreógrafa Elke Siedler e o fotógrafo Cristiano Prim vem de longa data. Ele, que desde 1994 registra os trabalhos dela, agora assina as imagens do novo solo de dança contemporânea da Siedler Cia de Dança, de Florianópolis. O espetáculo Rec(L)usadx é configurado numa série apresentada em fotografia, videoarte e performance em teatro e na rua. Por enquanto é possível acompanhar pelas redes sociais – basta buscar por Elke Siedler no Facebook, Instagram e YouTube. A estreia do espetáculo está prevista para 2015.

LEIA TAMBÉM

Continua depois da publicidade

Confira agenda cultural da Grande Florianópolis no Guia + DC

Festival de Isnard Azevedo será de 17 a 25 de outubro

A volta do Dr. Cipó

Duas atrações já estão confirmadas para a próxima edição do Floripa Instrumental: Dr. Cipó, que volta a se reunir com a formação original, e Trio Curupira, de São Paulo. O primeiro foi um expoente na cena instrumental do Sul do Brasil no final dos anos 90 e começo de 2000, influenciando toda uma geração de músicos brasileiros. É formado por cinco integrantes, sendo dois bem conhecidos na Capital: o violonista Guinha Ramires e o acordeonista Bebê Kramer, atualmente radicado no Rio. Kramer, aliás, estará na cidade amanhã para festejar seu aniversário em show com convidados. O Floripa Instrumental será de 21 a 23 de novembro no Ribeirão da Ilha.

Doam-se muros para pintar

Como mostrado na coluna da semana passada, a Lagoa da Conceição virou um museu a céu aberto com obras de artistas urbanos nos muros do bairro. Mas outras regiões de Florianópolis também podem se transformar. O projeto Color + City conecta grafiteiros com pessoas que têm muros e fachadas disponíveis. Há muitos espaços já doados na região da Capital e também no interior de Santa Catarina só esperando um artista. Quem quiser doar ou pintar, é só se cadastrar no site do projeto.

Aqui neste vídeo tem imagens lindas do projeto:

Bicicletaria, arte & etc

Seguindo a tendência de fusão do espírito contemporâneo, o Garupa é mais um espaço descolado e versátil de Floripa: é oficina de bicicleta (todos os tipos), loja de acessórios, lugar de convivência, minibar, galeria de arte e palco para música. O lugar abriu há um mês na Trindade e amanhã já inaugura a segunda exposição: Cidate, de Galvão Bertazzi, o criador da Tereza na coluna aí ao lado. A mostra tem desenhos sobre a cidade, com referências diretas à mobilidade e outros elementos ligados à urbanidade. Fica em cartaz por 30 dias.

Continua depois da publicidade

Colunas anteriores

Grafiteiros realizam criação coletiva em muro na Avenida das Rendeiras

Cláudia Barbosa revive o repertório da cantora Neide Mariarrosa