À primeira impressão, Rafaela Mauli Pereira, 36 anos, parece ser daquelas pessoas que não se deixam abalar facilmente. E, de fato, não é. Extrovertida e bem-humorada, ela só deixa as lágrimas escaparem ao relembrar o momento do diagnóstico em 2011, quando descobriu que tinha câncer no seio esquerdo.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, a paixão que Rafaela sente pela vida fala mais alto e, depois de respirar fundo, ela retoma a conversa de onde havia parado.

– Quando você descobre não é nada fácil, você não quer que aconteça com você, mas tem que enfrentar. Minha filha tinha só cinco anos na época. Meu marido, que é fantástico, minha família e meus amigos me deram todo apoio de que eu precisava. Eu tinha muita fé em Deus e durante o tratamento fui abençoada – diz.

Uma das primeiras decisões que tomou foi não afastar-se do emprego. Esta foi a maneira que Rafaela encontrou para que a rotina continuasse o mais normal possível. Além disso, como é supervisora de departamento de uma empresa de plásticos em Joinville e mantém contato com outras pessoas o dia todo, era uma forma de ocupar a mente e não deixar que a doença tomasse mais tempo da sua vida do que gostaria.

Continua depois da publicidade

– Eu queria ficar bem, isso era o mais importante. Sou jovem, sempre fui vaidosa e acho que passei a me arrumar mais ainda para que me sentisse bem, continuei levando minha vida normalmente. E passou muito rápido – afirma.

Depois da cirurgia para retirada do tumor, veio a queda dos longos cabelos em consequência das sessões de quimioterapia. Mas Rafaela encarou como mais uma etapa a ser vencida no processo de cura. Este era, afinal, seu maior objetivo.

– Era um lenço para cada roupa, devo ter umas cinco caixas guardadas em casa. Eu mesma inventava umas amarrações diferentes – acrescenta, enquanto mostra fotos daquela época e fala sobre como mantinha a autoestima e o bom humor.

Continua depois da publicidade

Rafaela continuou se amando e, principalmente, amando a vida. Para ela, cuidar-se, ter fé e confiança no tratamento são o segredo para superar um momento como este.

– Tua cabeça manda muito. Sempre fui muito determinada em tudo o que faço e tenho mais do que mil razões para viver. Confesso que amadureci em muitos aspectos e eu sou privilegiada por ter dado tudo certo.