Desde o início da pandemia, no Brasil, mais de 600 cidades receberam a primeira reserva no Airbnb. O município catarinense Rio do Campo, localizado no Alto Vale do Itajaí, está entre os novos destinos com mais reservas, de acordo com um levantamento da plataforma de aluguéis temporários.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Com 6.452 habitantes, segundo o Censo IBGE 2022, a cidade é pouco conhecida por turistas, mas tem potencial para o ecoturismo, com o Cânion Rio da Prata e cachoeiras como o Salto Rio Campense, Cachoeira Varaneira e o Salto do Rio do Oeste.
As acomodações em Rio do Campo, disponíveis para aluguel no Airbnb, são chalés e casas rústicas, sem luxo. O diferencial é o contato com a natureza.
Veja casas em Rio do Campo
Continua depois da publicidade
Novos destinos brasileiros mais reservados
Entre as cidades que receberam a primeira reserva através do Airbnb desde março de 2020, as mais reservadas são:
- Andradina (SP)
- Aurora do Tocantins (TO)
- Boqueirão do Leão (RS)
- Campestre (MG)
- Limoeiro do Norte (CE)
- Colinas (RS)
- Santo Antônio de Goiás (GO)
- Pirajuí (SP)
- Rio do Campo (SC)
- Quitandinha (PR)
Cabana-bolha e cascata privativa: veja as casas mais exclusivas do Airbnb na Serra de SC
Crescimento do turismo doméstico
O turismo doméstico ganhou força desde 2020, por conta das restrições de viagens internacionais que a pandemia causou, e a tendência permanece. Uma viagem de fim de semana para um destino próximo de casa não é apenas mais fácil de planejar, mas também muito mais acessível.
Com base em uma pesquisa feita entre hóspedes que fizeram reservas por meio do Airbnb no Brasil, 45% indicaram que o principal motivo para utilizar a plataforma foi para economizar, 19% indicaram que queriam uma experiência mais local e fora de áreas turísticas e 13% queriam flexibilidade com o período ou destino da viagem.
Continua depois da publicidade
— A pandemia causou uma ruptura sem precedentes no turismo global. À medida que o turismo internacional despencou mais de 70%, vimos uma mudança profunda em como e quando as pessoas viajavam. As pessoas não apenas viajam localmente, mas também descobrem novos destinos locais. Há uma tendência entre os locais que viajam utilizando o Airbnb de conhecer seu próprio país que se manteve e continua a crescer — afirma Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul.
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia também
FOTOS: Casas de luxo para o Réveillon em Florianópolis têm diárias de até R$ 24 mil
As 3 cidades de SC onde ficou mais caro comprar imóveis no último ano
Catarinense está entre as 10 melhores pequenas empresas para trabalhar no Brasil; veja lista