Desde o início de Renascer, José Inocêncio escapou da morte várias vezes. O fazendeiro conquistou terras de cacau e ainda prosperou em meio a uma peste que devastou todas as plantações vizinhas. E os créditos dessa sorte toda ele dá ao diabinho que cria dentro de uma garrafa. Continue a leitura para entender a origem desse personagem.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Veja cenas do “cramulhão” em Renascer

José Inocêncio conta para Mariana a lenda do “cramulhão”

A história ou lenda por trás do diabinho que José Inocêncio carrega é contada aos poucos. O fazendeiro não esconde que tem o corpo fechado e adora alimentar as várias versões a seu respeito. Uma delas é de que o grande sucesso com as terras de cacau vem justamente desse pacto que ele tem com o diabo, e que nem a vassoura-de-bruxa foi capaz de derrubar.

Continua depois da publicidade

Mas no capítulo 31, ele conta mais detalhes sobre como teria conseguido esse amigo do “bem” ou do “mal” que o ajuda nas horas mais difíceis. Em uma conversa com Mariana, Zé Inocêncio revela que comprou o diabinho na Feira de São Joaquim, em de Salvador.

Quando chegou na feira ele, sem dinheiro, viu a garrafa no meio de vários santos que estavam à venda e logo quando bateu o olho ficou fascinado com a imagem do capeta. “Parecia que ele estava olhando pra mim, pra dentro da minha alma”, conta.

Ele levou a garrafa como se fosse um presente, mas prometeu que na volta passaria por ali e pagaria pelo objeto. Porém, ele nunca mais o encontrou e ninguém na feira sabia do paradeiro do vendedor. José Inocêncio ainda conta para Mariana que o sujeito tinha uma cabeça pontiaguda, visível quando ele tirava o chapéu da cabeça.

Continua depois da publicidade

Tião pede receita para criar um diabinho

Desde que escuta a lenda do “cramulhão” que José Inocêncio cria em casa, Tião Galinha alimenta uma obsessão em busca do sucesso e de uma vida mais digna para ele e a sua família. De origem pouco abastada e bastante vulnerável, ele vai até os limites para mudar o seu destino.

No capítulo 39, José Inocêncio recebe a visita de Tião, que vai até a fazenda Jequitibá Rei em busca de uma receita. Ao chegar lá, ele fica vislumbrado de ver de perto o homem que criou seu próprio diabinho. Seu desejo mesmo é ter as próprias roças e sair da miséria, mas o fazendeiro resolve mentir e inventa uma história sobre a origem do “cramulhão”.

Ainda assim, Tião não desconfia e acredita em cada parte da história. Enquanto isso, Zé Inocêncio explica que ele precisa arranjar uma galinha preta para chocar o primeiro ovo e colocá-lo embaixo do sovaco. A receita segue pedindo também um sacrifício grande, já que o resultado é garantido.

Continua depois da publicidade

Tião afirma que não consegue sacrificar a própria esposa porque a ama muito, mas que pode escolher um dos filhos. José Inocêncio explica que o pedido é alto e o preço também e que no caso dele, o sacrifício foi aquilo que ele mais amava na vida, Maria Santa. — Eu paguei um preço muito caro por isso. — alerta o fazendeiro.

Damião tem pacto com “cramulhão”?

Contratado para matar José Inocêncio, Damião finalmente se encontra com o fazendeiro e deixa transparecer que está ali com segundas intenções. Aos poucos, ele vai conhecendo o vilarejo e também se apaixona por Ritinha, filha de Inácia.

Quando ele vai até a fazenda para confrontar o dono do cacau, Inácia percebe que o rapaz esconde algo ainda maior e mais obscuro. Em uma cena rápida, Damião tira o boné e, ao que parece, há um tipo de chifre na sua cabeça. O olhar assustado de Inácia confirma que o matador realmente esconde algo do além.

Continua depois da publicidade

Logo depois, ele conversa com Mariana e também com José Inocêncio, mas acaba revelando parte do plano quando toma um “chá da verdade” oferecido por Inácia. Depois desse momento, Inácia não comenta nada sobre o chifre que viu em sua cabeça e toda história de Damião ainda não foi revelada.

Leia também

Eliana conhece Damião que perderá o “rumo de casa” tomado pela nova paixão

Veja o casamento de José Inocêncio e Mariana em Renascer e compare com a versão de 1993

Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original