Quem quiser poderá entrar na Oktoberfest Blumenau 2024 sem apresentar qualquer documento ou comprovante de compra de ingresso. Pela primeira vez na história, o evento adotará o reconhecimento facial como sistema de acesso. Isso significa que bastará o visitante parar diante de uma câmera para que as “portas” do Parque Vila Germânica se abram ao folião.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A tecnologia é semelhante à que existe no estádio do Palmeiras, em São Paulo, mas será usada pela primeira vez em um evento cultural de grande porte, afirma o diretor da Oktoberfest Blumenau, Guilherme Guenther. Otimista com a chegada do sistema, que é uma das novidades da 39ª edição (veja outras abaixo), Guilherme acredita que haverá uma boa adesão do público:

— Acho que vamos nos surpreender com a quantidade de pessoas que vão optar pelo reconhecimento facial. O blumenauense gosta de novidades e será muito prático, o visitante terá a experiência de entrar sem precisar mostrar qualquer documento — detalha.

Ainda não se sabe quantas entradas terão as telas com as câmeras, mas a facilidade será opcional — quem preferir imprimir o ingresso ou levar o QR Code no celular, ainda poderá utilizar o modelo “tradicional” de acesso. Porém, os que estiverem a trabalho na festa, com crachá, serão obrigados a passar pelo reconhecimento, sendo uma forma de trazer mais transparência ao controle dos credenciados, comenta o diretor.

Continua depois da publicidade

Para aderir ao reconhecimento facial, o visitante precisa garantir o ingresso pela internet a partir de agosto e optar pela novidade no momento da compra. O próprio site dará as instruções para o registro da foto do rosto, que ocorrerá em segundos, garante Guilherme. Quem já comprou os bilhetes também poderá fazer o registro posteriormente, mas as orientações ainda serão divulgadas.

Mais novidades

Outra diferença da Oktoberfest 2024 em comparação com as edições anteriores é a criação da Central de Acolhimento. O espaço dentro da Vila Germânica vai reunir os já conhecidos serviços de atenção ao público, como achados e perdidos, informações, assistência a pessoas com deficiência, entre outros. O local contará inclusive com psicólogos para situações mais delicadas, que exijam esse tipo de profissional.

— É uma evolução da assistência, um acolhimento mais humanizado — diz o diretor.

Pela primeira vez também a Orquestra da Câmara de Blumenau fará concertos em quatros dias do evento: 13, 16, 21 e 24, todos com repertório de músicas alemãs e no setor 4 da Vila.

Oktoberfest Blumenau

A maior festa alemã das Américas irá ocorrer entre os dias 9 e 27 de outubro na Vila Germânica. Os ingressos já estão à venda e variam entre R$ 22 e R$ 60, com seis dias de acesso livre.

Continua depois da publicidade

Relembre o primeiro desfile da Oktoberfest 2023

Leia mais

Oktoberfest Blumenau 2024 amplia time de patrocinadores com novos nomes de peso