Com mais de um bilhão de usuários no mundo – sendo 67 milhões no Brasil – o Facebook anunciou neste mês o Home, um aplicativo completamente novo para tentar conquistar de vez os usuários de dispositivos móveis com sistema Android. Já são 680 milhões de pessoas no mundo acessando a rede social pelo smartphone ou tablet e a empresa de Mark Zuckerberg tenta encontrar a receita certa para melhorar a experiência do usuário móvel. Será que foi desta vez? Confira os principais diferenciais do Home e uma entrevista com Ricardo Sangion, diretor de mobile do Facebook no Brasil

Continua depois da publicidade

Bate-papo

Você pode continuar conversando com os amigos enquanto usa outros aplicativos. Quando lhe enviarem uma mensagem, um ícone de bate-papo aparecerá para você com o rosto de quem enviou. As mensagens chegarão independentemente do que estiver fazendo.

Notificações

Quando acontecer algo mais relevante e direcionado a você, como a publicação de um amigo em sua Linha do Tempo ou a atualização de algum evento, você receberá notificações que exibem as fotos de perfil dos seus amigos.

Continua depois da publicidade

Aplicativos

Acessar seus aplicativos no Home é fácil. Basta deslizar o dedo para cima para visualizá-los no painel. Há também uma tela contendo todos eles, na qual você pode selecionar e arrastar seus favoritos até o painel.

Feed da Capa

Quando ligar seu celular, você visualizará o Feed da capa. Ele substitui as telas inicial e de bloqueio. Você visualiza o que está acontecendo com seus amigos.

Como obter o Home

Download gratuito na Google Play Store. Em um primeiro momento, funcionará apenas no Samsung Galaxy S III e no Galaxy Note II.

VÍDEO: como funciona o Facebook Home

Entrevista

Em entrevista a ZH, Ricardo Sangion, diretor de mobile do Facebook no Brasil, defende a implementação do Home, afirma que o Brasil é um dos mercados mais importantes para a rede social e já fala em um segundo bilhão de usuários. Veja os principais trechos:

Continua depois da publicidade

A maior aposta do Facebook em 2013 até agora foi o lançamento do Home. Trabalhar focado em mobile é uma tendência que deve se intensificar?

Sim, a mobilidade é um dos principais focos do Facebook no Brasil e no mundo. Nos últimos dois trimestres, o Facebook está ampliando a sua estratégia móvel globalmente. O primeiro bilhão de usuários veio principalmente de desktop, mas essa realidade deve mudar para o próximo bilhão de usuários: principalmente porque boa parte de quem está chegando à rede vem dos países emergentes.

Muitos usuários estão deixando de usar o aplicativo do Facebook para usar aplicativos exclusivos de mensagens, como WhatsApp e SnapChat. O Home pode ser uma solução para recuperar estes usuários?

Os nossos investimentos em aplicativos móveis têm sido consistentes. Nos últimos meses, além do Home, anunciamos importantes atualizações dos nossos principais aplicativos, Facebook para iOS, Facebook para Android, Facebook Messenger, e lançamos novos aplicativos móveis experimentais, como Poke e Camera.

Continua depois da publicidade

Como o Facebook vê o usuário brasileiro? É parte importante da rede social?

Hoje são 67 milhões de usuários brasileiros no Facebook, e o país é um dos que mais cresce em número de pessoas na rede social. O Brasil é um dos principais países para o Facebook. Além de ser um povo naturalmente sociável, o usuário brasileiro passa mais tempo no site por mês do que qualquer outro país no mundo.

Um dos principais problemas das redes sociais é entender a melhor forma de aproveitar publicidade. Como fazer isso em mobile?

Em termos de publicidade, as empresas localizadas no Brasil nunca estiveram tão interessadas nos produtos sociais trazidos pelo Facebook, e isso muito tem a ver com o amadurecimento do entendimento das oportunidades no ambiente social. Nós acreditamos que o futuro dos anúncios sociais pertence às plataformas móveis. Acreditamos que o Facebook pode oferecer uma excelente experiência para o usuário com anúncios em terminais móveis justamente pela forma integrada e sem interrupção como apresentamos nossas “histórias”.

Há planos de desenvolver um ”skin” semelhante para IOS?

Sim, acabamos de anunciar uma atualização para iPhone e iPad que apresenta ícones de bate-papo, os chat heads, além de adesivos (veja texto abaixo).

Continua depois da publicidade

As ações do Facebook na bolsa tiveram quedas muito acentuadas, o Home pode ajudar a reverter essa situação?

Não comentamos a performance de nossas ações na Bolsa de Valores.