O caderno “AN Verde”, de dezembro de 2011, está na final do 19º Prêmio CNT, na categoria meio ambiente. A reportagem “Orgulho, vergonha e esperança – As 3 faces do Rio Cachoeira” é assinada pelo repórter Julimar Pivatto, sob supervisão da editora-assistente Ana Paula Fanton.
Continua depois da publicidade
O prêmio é promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). São cinco trabalhos de todo o País na briga pelo prêmio e o vencedor será divulgado na primeira quinzena de novembro.
A reportagem sobre o rio Cachoeira resolveu mostrar o passado, o presente e o futuro do rio que corta o Centro de Joinville. Foi o fato de se explorar a importância do transporte fluvial para o desenvolvimento de Joinville, principalmente por causa dos portos do Centro e do Bucarein, que fez a reportagem chegar entre os finalistas.
O caderno retrata também o presente e a degradação do rio. A reportagem desceu o rio na companhia de um antigo marujo, que apontou as principais mudanças no trajeto. Por fim, olhando para o futuro, foram consultados especialistas e listadas cinco ações que podem ajudar a despoluir o rio Cachoeira.
Este é a segunda premiação em que a reportagem fica entre as finalistas. A primeira foi o HSBC de Jornalismo Ambiental.
Continua depois da publicidade
Assista ao vídeo: