Lamine Yamal é um “talento que nasce a cada 50 anos”. Esse foi o elogio do técnico da Internazionale, Simone Inzaghi, após o empate em 3 a 3 do Barcelona contra o time italiano no Estádio Olímpico Lluís Companys nesta quarta-feira (30), pela ida das semifinais da Champions League.
Continua depois da publicidade
Na partida em que completou 100 jogos pelo clube, Yamal foi o principal atleta em campo e quebrou o recorde de Mbappé como o mais jovem a fazer gol em uma semifinal da Liga dos Campeões. Além disso, ele se tornou o primeiro adolescente a marcar em todas as fases da competição.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
A verdade é que Yamal salvou a noite do Barcelona. Após o time de Hansi Flick ter sofrido 2 a 0, foi Yamal quem acordou o Barcelona, com dribles desconcertantes e um talento acima da média.
Continua depois da publicidade
– Agradeço os elogios. É bom que valorizem o meu trabalho, mas só penso em futebol e descanso, porque vamos dar o nosso melhor em Milão. Fomos superiores apesar do empate e só pensamos em vencer – disse Yamal, após a partida.
Yamal fez um golaço aos 24 minutos, quando partiu da direita a dribles, se livrou da marcação e bateu colocado. O atacante de 17 anos quase empatou aos 26, quando arriscou quase sem ângulo e Sommer espalmou para o travessão.
Nas arquibancadas do Estádio Olímpico, o pai de Yamal, o marroquino Mounir Nasraoui, explodia em felicidade (veja abaixo).
A joia catalã seguiu como a principal alternativa ofensiva a partida inteira. Em escanteio ensaiado, Yamal fez o corta-luz e Raphinha chutou colocado, com estilo. A finalização rebateu no travessão, nas costas do goleiro e foi para o gol.
A atuação de luxo rendeu elogios por todos os lugares. Comentarista esportivo e um dos maiores zagueiros da história do Manchester United, Rio Ferdinand disse que Yamal demonstra nível de melhor do mundo.
– Ouso dizer que Lamine Yamal está em um nível muito mais alto do que qualquer outro jogador nas cinco principais ligas. Não acho que exista um jogador mais emocionante para ir ao estádio e assistir agora. Ele deveria ganhar a Bola de Ouro – declarou o ex-zagueiro.
Na temporada, Yamal soma 49 jogos, 15 gols e 21 assistências. Aos 17 anos, ele anotou gols em todas as fases da Champions League. Além disso, quebrou o recorde de Mbappé e se tornou o mais jovem a balançar as redes em uma semifinal da competição. O francês tinha festejado com 18 anos e 140 dias em uma partida do PSG em 2017.
Continua depois da publicidade
100 vezes Yamal pelo Barcelona
- 2024/25 – 49 jogos / 15 gols / 21 assistências
- 2023/24 – 50 jogos / 7 gols / 7 assistências
- 2022/23 – 1 jogo
Barcelona e Inter de Milão voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (6). Ao que tudo indica, será outro grande jogo. Antes, no entanto, o Barcelona enfrenta o Valladolid, sábado, pela 34ª rodada do Campeonato Espanhol – a equipe é líder com quatro pontos a mais do que o Real.
Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal




