Há pessoas conhecidas pelo que são, outras pelo que fazem. Rogéria Greissy Brasa corresponde às duas coisas. Ela cresceu sendo conhecida como a neta da dona Mause. Hoje, escreve a própria história. Com 51 anos, mora e trabalha no mesmo prédio que pode ser chamado como Bar Saturno (na época da avó) ou Bar e Mercearia Greissy. Mas é conhecido mesmo como bar da dona Mause.

Continua depois da publicidade

Rogéria é a terceira geração que gerencia o local, fundado em 1954, na esquina das ruas Otto Boehm e Aquidaban. Começou com a avó, passou para a mãe e chegou às mãos de Rogéria, que, desde os seis meses de idade, mora no mesmo endereço. Isso traz algumas facilidades, como saber o CEP decorado e conhecer a vizinhança. Ainda criança, ela acompanhava a avó nas tarefas diárias. O legado não ficou apenas na função, mas se estendeu às manias.

– O pessoal diz que, quando fico ?bicuda?, eu sou a dona Mause -, diz ela, em tom de brincadeira.

A avó morreu em agosto de 2009.

– Ela, para mim, foi muito trabalhadora e honesta. A gente sente saudade.

Continua depois da publicidade

Além do bar, Rogéria trabalhou no Departamento Nacional de Obras e Saneamento em Joinville. Em 1981, quando a avó passou por uma cirurgia, em São Paulo, Rogéria voltou ao bar, de onde não saiu mais. Há anos, divide o atendimento de dois balcões – o do bar e o da mercearia.

As contas ainda são feitas na calculadora. Ao lado, há a balança de precisão comprada pela avó. O donos do imóvel pretendem construir uma galeria comercial no local. E Rogéria planeja novos rumos.

– Eu sou uma pessoa guerreira e vou continuar trabalhando.

Com o nascimento da filha Bruna Braga da Cunha, as prioridades mudaram. A menina, de dez anos, ingressou na Escola do Teatro Bolshoi este ano. A mãe acompanha os primeiros passos de dança e as tarefas escolares. Sempre que pode, fecha as portas do comércio e dedica seu tempo a Bruna.

Com a maternidade, Rogéria define-se como “uma pedra bruta que virou diamante”. Quando a filha ganhou um computador, Rogéria aprendeu uma das atividades preferidas: jogos na internet. O mais clicado é o jogo de boliche “Strike 4”. Sozinha, descobriu as ferramentas e também montou perfil social no Orkut.

Continua depois da publicidade

Da primeira série ao ensino médio, a comerciante estudou no Colégio dos Santos Anjos. Ela planeja voltar às aulas, mas ainda não escolheu o curso. Rogéria abre o bar e a mercearia todos os dias. Por este motivo, viajou pouco. Em Santa Catarina, conhece cinco cidades.

Fora do horário de trabalho, dedica seu tempo ao artesanato, venda e decoração da loja. Fazendo jus à cidade onde reside, Rogéria gosta de flores. Suas preferidas são os girassóis.