A crise no abastecimento d’água e apagões viraram assuntos corriqueiros e situações vexatórias para as nossas autoridades, que no melhor estilo “se a culpa é minha, eu ponho ela em quem eu quiser”, culpa os efeitos climáticos para fugir da sua responsabilidade. Mas será mesmo?

Continua depois da publicidade

Israel e tantos outros países formados em desertos não têm desabastecimento d’água, eles têm a natureza como aliada e não como desculpa. Israel desenvolveu o mais eficiente sistema de dessalinização do mundo, assim a água do mar não é mais a inimiga e sim a solução.

A Itália, país com apenas três meses e meio de sol durante o ano, desenvolveu a tecnologia fotovoltaica, que gera energia elétrica a partir de raios solares e ainda absorve em sua corrente elétrica a energia produzida por pessoas que instalam o sistema em suas residências, gerando além de economia na conta, dinheiro a quem vende energia limpa à empresa distribuidora de energia. O sol não é a desculpa para o apagão mas sim a fonte de energia.

Com estes exemplos, vemos o quanto nossos governantes são incapazes de sair de suas confortáveis poltronas e olhar ao redor para achar soluções para os nossos problemas. Se todo grande empreendimento e prédios públicos do Litoral Norte catarinense fossem obrigados a ter cisternas que recolhessem água da chuva, amenizaria e muito a falta d’água gerada exatamente por eles mesmas.

Sustentabilidade tem que deixar de ser uma palavra longe do nosso dia a dia e se transformar em palavra de ordem de toda administração pública.

Continua depois da publicidade