O nacionalismo está em alta. É a bola da vez, com o perdão do trocadilho em ano de Copa do Mundo. No Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes um dos projetos mais esperados é o Fórum de Inspirações.

Continua depois da publicidade

>> Designers catarinenses apresentam possibilidades do plástico pós-consumo

Nesta 9ª edição, realizada dias 14 e 15 em São Paulo, foi apresentado o resultado de uma pesquisa feita em 24 polos calçadistas, inclusive São João Batista, na Grande Florianópolis, apontando as tendências para o verão 2015. Entre outros fatores, o aumento da consciência política e o engajamento em causas sociais refletiram diretamente neste momento de reconhecimento de nossas forças.

– Não estamos falando dos clichês, da Carmen Miranda, por exemplo. São outros detalhes, como o nosso humor, a hospitalidade, nossa sensualidade – comenta o estilista Walter Rodrigues, coordenador do núcleo de design da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçado e Artefatos (Assintecal), promotora do evento.

Continua depois da publicidade

Quando, daqui a um ano, voltarmos às praias veremos uma avalanche de ícones que representam esta identidade.

– Porque não mostramos o lado bom do jeitinho brasileiro, tão falado sempre? A comunicação do brasileiro é muito interessante, é um universo muito rico – defende Walter.

Esta identidade também colabora para fortalecer o lado criativo do setor. Para Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, a cópia, que tanto rondou nossa indústria, é coisa do passado:

Continua depois da publicidade

– A cópia está facilmente visível aos olhos do mundo. É necessário o valor agregado, mas não o folclore em si. É o estilo de vida brasileiro através da contemporaneidade global. Você não vende mais um produto e sim um significado – finaliza Ilse.

As peles exóticas terão cada vez mais espaço nas produções. Foto: Assintecal/Divulgação

Peles de cobras, jacarés e arraias terão espaço em calçados e acessórios para o próximo verão. Foto: Assintecal/Divulgação

Flores tropicais adornam acessórios em metal e plástico destacando a flora nacional. Foto: Assintecal/Divulgação

Continua depois da publicidade

O aspecto artesanal de rendas e texturas, em variados estilos, ganha forma de tecido para a moda. Foto: Assintecal/Divulgação

Outro exemplo de nossas espécies florestais estampado em laminados de PVC, em enfeites e tiras. Foto: Assintecal/Divulgação

A favela, um dos ícones mais fortes da sociedade brasileira, surge em acessórios como fivelas. Foto: Assintecal/Divulgação

Continua depois da publicidade

O repórter viajou a convite da organização do Inspiramais.