Nunca o Brasil vendeu tanta picape como nos últimos anos. Nessa onda, elas continuam a se multiplicar. A próxima safra será das compactas, do mesmo porte da Toro: vêm aí as novas Chevrolet Montana e Ford Maverick.

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Enquanto a competitividade cresce, parece que entre as pequenas a Fiat Strada continuará a nadar de braçada e sozinha. A principal novidade será a estreia do câmbio CVT para o motor 1.3, antiga demanda desde o lançamento da cabine dupla. Com esse novo conjunto, a Strada, que domina o mercado e só tem a Saveiro de concorrente, cada vez mais absorve consumidores de automóveis que apreciam sua versatilidade com conforto.

Fiat Strada
Fiat Strada – (Foto: Stellantis)
Fiat Strada
Fiat Strada – (Foto: Stellantis)
Fiat Strada
Fiat Strada – (Foto: Stellantis)

Ranking das picapes em Santa Catarina

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Modelo unidades vendidas*

1º Fiat Strada (pequena) 3.368

2º Fiat Toro (compacta) 2.531

3º Toyota Hilux (média) 1.092

4º VW Saveiro (pequena) 1.039

5º Ford Ranger (média) 870

(Fonte: Fenabrave – *acumulado do ano até 15/11)

Mais médias

A Ford já desembarcou no Brasil as primeiras unidades da Maverick, que será lançada no início de 2022. Derivada do Bronco, tem linhas robustas e esportivas. 

Importada do México, virá na versão única Lariat FX4 de tração 4×4, motor turbo a gasolina 2.0 de 253 cv e câmbio automático de 8 marchas. O mercado estima preço próximo a R$ 200 mil. A Toro, por sua vez, tem preços entre R$ 128 mil e R$ R$ 201 mil.

A Chevrolet também prepara para 2022 sua estreia nas compactas, mantendo o nome Montana, da antiga picape pequena. Baseada no SUV Tracker, a nova Montana é outra a tirar o sossego da líder Toro. Mas assim como a picape Ford não terá opção a diesel. Deverá vir com os mesmos conjuntos do SUV – motores turbo 1.0 e 1.2.

Ford Maverick
Ford Maverick – (Foto: Ford )
Ford Maverick
Ford Maverick – (Foto: Ford )
Ford Maverick
Ford Maverick – (Foto: Ford )
Fiat Toro
Fiat Toro – (Foto: Stellantis)
Fiat Toro
Fiat Toro – (Foto: Stellantis)

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Já entre as maiores…

No andar de cima, as denominadas médias, a Chevrolet acaba de apresentar a versão Z71 da S10, que traz um pacote de itens exclusivos e funcionais para trilhas fora-de-estrada. Além do visual robusto, a nova versão possui mais de 20 itens de personalização e vem na mesma linha de Ford Ranger Storm e Nissan Frontier Attack.

Acabamentos escurecidos, novo santantônio e rodas de 18 polegadas são destaque. A S10 Z71 vem equipada com motor 2.8 turbodiesel de 200 cv de potência e chega às lojas em novembro pela bagatela de R$ 260.490.

Chevrolet S10 Z71
Chevrolet S10 Z71 – (Foto: Chevrolet )
Chevrolet S10 Z71
Chevrolet S10 Z71 – (Foto: Chevrolet )
Chevrolet S10 Z71
Chevrolet S10 Z71 – (Foto: Chevrolet )

O que vem por aí

Enquanto a Volkswagen tira o pé do projeto Tarok, sua picape compacta, e vê a Maverick e a Montana contra-atacarem para cima da Toro, o segmento das picapes médias deve ganhar novos protagonistas.

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Sob o guarda-chuva da Stellantis, sem representante nesse segmento, a Peugeot havia anunciado em 2020 a chegada de sua picape média para 2022. O grupo ainda estuda de onde a Landtrek virá (Mercosul ou Ásia) e motorizações.

Outra estreia já bastante discutida é a da picape média da Renault, a Alaskan, com visual próprio e compartilhando alguns componentes, como motor e câmbio, da “prima” Nissan Frontier, já que são produzidas na mesma fábrica, em Córdoba, na Argentina.

Também é esperado um facelift da Frontier para o segundo semestre, com atualização de sistema multimídia e outros itens de segurança.

Renault Alaskan
Renault Alaskan – (Foto: Renault )
Peugeot Landtrek
Peugeot Landtrek – (Foto: Peugeot)

Mais oferta entre as grandes

Enquanto isso, entre as picapes grandes, o sucesso da RAM 1500 aguça o interesse de outras montadoras a aproveitarem esse nicho. A GM já manifestou interesse de voltar a oferecer a Silverado, com produção na Argentina. E a Ford registrou no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) componentes da F-150.

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RAM 1500 reina sozinha, por enquanto
RAM 1500 (Foto: Stellantis)

Ou seja, se o segmento de picapes já crescia, a chegada de novos modelos deve aumentar a competitividade, com boas estreias. A dúvida é: há espaço para tantas?