Celebridades como Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme já aderiram à moda da modulação hormonal, tratamento que conquista cada vez mais seguidores. É surfando nessa onda que a Clínica Lucano, com endereço em Brusque há sete anos, acaba de abrir as portas em Floripa. Apesar de muito difundido nos Estados Unidos, o tratamento que repõem níveis hormonais com hormônios bioidênticos ainda não é totalmente reconhecido pela comunidade médica.

Continua depois da publicidade

– Os principais sintomas dos pacientes que nos procuram são cansaço e dificuldade para emagrecer. Os hormônios que usamos recriam as mesmas substâncias produzidas pelo corpo, por isso não tem efeito colateral como os sintéticos, contidos nas pílulas anticoncepcionais, por exemplo. Também podem ser usado no tratamento antienvelhecimento ou anticâncer, caso seja detectada alguma deficiência no organismo- explica Mariana Pacheco Leme, dermatologista com especialização na área e sócia do nutrólogo Alexandre Duarte na Lucano.

Um tratamento na clínica custa cerca de R$ 1,5 mil por mês. Se a ideia é emagrecer, por exemplo, as consultas duram, no mínimo, seis meses.

Mas o tratamento da moda está longe de ser unanimidade. O Conselho Federal de Medicina, por exemplo, veda o uso de hormônios biodênticos para o tratamento antienvelhecimento pois afirma em resolução publicada em 2012 que não existem sólidas evidências científicas ou clínicas que justifiquem sua aplicação.

Continua depois da publicidade