Ao propor a realização de um Fórum na Câmara de Vereadores de Itajaí para debater a mobilidade urbana, de imediato surgiu o apoio de todos os vereadores para realizarmos não apenas um encontro, mas um debate sério, norteado por propostas e soluções de especialistas na área, pois este é papel do Legislativo, com a participação da comunidade para fomentar políticas públicas.

Continua depois da publicidade

Neste sentido vai ser necessário o envolvimento de uma série de entidades que representam os segmentos de trânsito, transporte e prestação de serviços para juntamente com a universidade e as autoridades de trânsito, possamos elaborar e debater estratégias para curto, médio e longo prazo.

Precisamos debater além da via portuária, uma via de acesso exclusivo para o transporte coletivo e para serviços de urgência e emergência nas áreas centrais da cidade, dando maior segurança ao trânsito e a devida acessibilidade aos pedestres.

Em 2013, de acordo com estatísticas da Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave), em Santa Catarina o crescimento nas vendas de veículos novos ultrapassou a média nacional e o Vale do Itajaí foi a região de maior destaque em todo o estado.

É possível notar através destes dados que a quantidade de veículos nas ruas aumenta a cada dia, precisamos debater e elaborar políticas pensando em soluções de emergência e fomentando propostas que possam assegurar um trânsito humanizado e seguro, também pensando no desenvolvimento nas próximas décadas.

Continua depois da publicidade

É necessário criar meios de estímulo ao uso de bicicletas, dando segurança aos ciclistas e possibilitando alternativas saudáveis de locomoção para que a malha cicloviária atenda o maior número possível de pessoas e possa se estender por toda a cidade, possibilitando acesso facilitado e seguro em todos os bairros.

O debate constante sobre mobilidade urbana deve ser sugerido na Câmara de Vereadores para que possa ser criada uma comissão permanente e específica sobre mobilidade urbana, como a primeira casa legislativa que adota essa medida no país.

Participe dos debates, sugira propostas e nos ajude a preparar uma cidade melhor, a mobilidade urbana cabe a todos nós. A proposta não é de nenhum vereador, muito menos partidária, é o pensamento de melhoria da qualidade de vida da população que todos os vereadores almejam.