Imagine um veículo de médio porte, que transporta até seis pessoas e transita com facilidade por estradas de terra e ruas asfaltadas. Assim é a Doblò Adventure, minivan da Fiat que ganhou um visual mais moderno na versão 2014. Ideal para o transporte de passageiros e cargas, o veículo tem sim suas vantagens.

Continua depois da publicidade

As portas laterais, por exemplo, são corrediças, o que facilita a entrada de passageiros. O espaço interno é generoso e permite que se carregue grandes volumes de carga com os bancos rebatidos. Se a intenção é levar mais gente dentro do carro, não tem problema. A minivan conta com um banco extra. Para acessá-lo, só pela porta traseira. Assim, é indicado para acomodar um adulto de estatura pequena ou uma criança.

O que deixa a desejar um pouco é a visibilidade pelo retrovisor interno. Como os vidros da porta traseira têm alturas diferentes, fica difícil enxergar o veículo que vem atrás. Dessa forma, a solução é guiar-se pelos retrovisores laterais, que proporcionam maior segurança e visibilidade. Sensores de estacionamento cairiam bem para auxiliar nas manobras de estacionamento.

O motor 1.8 da Adventure tem desempenho razoável, mas exige paciência principalmente nas retomadas, com o carro carregado e o ar-condicionado ligado. A alavanca de marchas, que fica próxima ao painel central, e os engates macios e precisos facilitam o trabalho do motorista. A suspensão elevada e o sistema Locker, que bloqueia eletronicamente a roda que gira em falso, são outros diferenciais.

Continua depois da publicidade

Situado próximo ao volante, do lado esquerdo, o condutor pode acioná-lo quando estiver parado. Trata-se de um sistema que trava as rodas e impede que o carro fique à deriva em trechos com muito barro, escorregadios. Mas fique atento: se acionado em terrenos com condições normais de trafegabilidade, as rodas não irão girar e o veículo ficará sem comando. Neste caso, o risco de ocorrer um acidente é grande.

Um dos pontos negativos do modelo é o consumo – na faixa dos 8 km/litro na cidade e 10 km/l na estrada -, muito alto para um multiuso que pesa cerca de 1.500 quilos. O painel de instrumentos do Doblò é simples e traz, entre outras funções, um computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio de combustível.

A central multimídia também é simples, mas atende bem às expectativas com rádio AM/FM e CD Player. Para localizar a entrada USB, no entanto, o motorista precisa abrir o porta-luvas. Talvez a instalação do dispositivo em uma área de acesso mais fácil melhoraria o seu aproveitamento. Conta ainda com sistema Bluetooth, que no veículo testado não funcionou, e comandos de som no volante.

Continua depois da publicidade

A versão Adventure está estampada nas soleiras das portas, nos bordados dos bancos dianteiros, na inscrição no painel de instrumentos e nos três relógios colocados no teto (bússola e inclinômetros laterais e longitudinais). Há ainda um porta-treco grande no teto que serve para guardar bolsas e documentos. Para quem gosta de uma aventura não tão radical, o Doblò pode satisfazer suas necessidades.

PREÇO

A partir de R$ 55.070

FICHA TÉCNICA

Doblò Adventure 1.8 16v Flex

– Airbag duplo

– Freios ABS

– Ar-condicionado

– Chave canivete com telecomando e computador de bordo

– Sexto banco traseiro suplementar

– Câmbio manual de cinco marchas

– Rodas aro 15

– Carga útil de 490 quilos

– 4m47cm de comprimento, 1m95cm de altura e 1m76cm de largura

– 0 a 100 km/h em 13seg (gasolina) e 12,3seg (etanol)

– Velocidade máxima de 168 km/h (gasolina) e 171 km/h (etanol)

OPCIONAIS

– Volante em couro com comando de som

– Rádio Connect com CD/MP3 integrado, painel RDS, viva-voz Bluetooth e entrada USB

– Roda sobressalente de liga leve de 15 polegadas

– Sistema Locker