Falarei sobre Matos Costa, lugar que vivo desde que nasci e levo no sangue o orgulho de poder viver e conhecer todas as belezas que poucos conhecem, e sempre vou levar o orgulho por ser matoscostense. Por ser pequeno, muitas pessoas acham que não vale a pena viver aqui.
Continua depois da publicidade
Mas neste lugar encontramos uma tranquilidade fora do normal, encontramos histórias e vitórias desde a criação do município. Cidade de povo humilde, acolhedor, hospitaleiro. Não é difícil encontrar famílias reunidas em rodas de chimarrão, ao lado de um fogão, falando sobre as coisas da vida e tratando com a maior simplicidade as pessoas que os visitam.
Todas as quintas-feiras, ao lado da prefeitura, é realizada a feira dos produtos coloniais, trazidos pelos nossos agricultores. Sem esquecer que é a partir deles que Matos Costa é conhecida como a cidade do mel ecológico. Em frente à BR-462 temos um ponto turístico muito visitado, que é a gruta em homenagem a São João Maria. No mesmo lugar foi construída a gruta para a Nossa Senhora Aparecida. Tem também o CTG Porteira da Amizade, lugar de tradição, muito frequentado por pessoas vindas de outras cidades.
Falar de Matos Costa é lembrar e registrar momentos bons. É uma terra de amor, construída por pessoas que desejam um futuro melhor. Mas não basta falar, o importante é visitar e conhecer esta terra de lutadores e histórias.
Saiba mais
Continua depois da publicidade
? População: 2.838 habitantes
? Localização: no Planalto Norte catarinense.
? Área: 432 quilômetros quadrados
? Emancipação: 23/04/1962
? Características : apicultura, suinocultura e
agricultura, onde a produção é voltada para
milho e feijão
? Curiosidades: o nome atual da cidade (dado
à estação em 1938) é uma referência ao capitão
João Teixeira de Matos Costa, trucidado na
repressão aos rebeldes que abraçaram a causa
do Contestado
? Pontos turísticos: cemitério com mais de 150
anos, Pocinho de São João, Rio dos Pardos
“A cidade é composta por um povo humilde, ordeiro e trabalhador.”
Raul Ribas Neto
Prefeito