Pomerode deriva-se de dois vocábulos alemães de Pommern = Pomer e do verbo roden= significa extrair os tocos de árvores cortadas, a fim de tornar o solo pleno para cultivo. Pomerode, segundo os arquivos do Dr. Blumenau significava Colônia de Pomeranos. A região a ser ocupada era a margem de um rio que desembocava no Itajaí-Açu em Badenfurt a partir de 1863 e os lotes eram divididos e limitavam-se com a frente do rio. Por essa razão, foi denominado Testo, com S, ou melhor, por causa da testada, segundo o historiador José Ferreira da Silva. Os lotes tinham área de 100 morgos – um morgo tinha 2.500 metros quadrados. O adjetivos gentílico dos habitantes com a Emancipação política em 21 de janeiro de 1959, passou a pomerodense e não mais pomerano.

Continua depois da publicidade

Pomerode passou a ser chamada “a cidade mais alemã do Brasil”, pelas construções enxaimeis e pela prática do dialeto plattdüstsch um dialeto na Idade Média na Alemanha. No aspecto cultural, no início da imigração, todas as comunidades instalavam as escolas particulares com apoio da Igreja Luterana. Para o lazer, surgiram os dezesseis Clubes de Caça e Tiro e, junto com eles, nasceram vários conjuntos musicais.

Diante destas informações, podemos afirmar que Pomerode registrou índice zero de analfabetização e com uma renda per capita de mais de dois mil dólares, são referências de grandes indicadores sociais que fazem essa cidade boa de se viver.

Rolf Nicolodelli

prefeito

Continua depois da publicidade

– É uma cidade modelo que busca qualidade de vida.

SAIBA MAIS

População: 28.610 habitantes

Localização: Vale, a 162 Km de Florianópolis.

Atrativos: A industrialização teve iniciou no início do século XX, com a produção de queijos, linguiças, móveis, cerâmicas e mais tarde, de porcelanas

Pontos turísticos: A Festa Pomerana marca o calendário turístico da cidade, em janeiro. Outra atração é o Jardim Zoológico que além dos animais, oferece lagoas e paisagens rurais