A consultora de Gestão de Mídias Sociais e Gerenciamento de Crise na Internet, Patrícia Teixeira, lançou o livro Caiu na Rede. E agora?, pela Editora Évora, em março deste ano. Na avaliação dela, o erro mais comum cometido pelas empresas que têm suas marcas nas redes sociais é a falta de planejamento. Confira o que pensa a especialista na entrevista concedida por telefone ao Diário Catarinense.

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Diário Catarinense – As empresas já percebem a importância de estar nas redes sociais?

Patrícia Teixeira – De um modo geral, as empresas ainda estão criando uma conscientização. Tem muitas que não entraram na internet ou simplesmente criaram um perfil e não deram sequência. Mais importante que estar nas redes sociais é estar preparado para estar nas redes. E se você ainda não está, mais cedo ou mais tarde, o consumidor vai acabar citando sua marca de uma forma positiva ou negativa. A maioria das empresas ainda não entrou corretamente nas redes sociais.

DC – Como as empresas devem se preparar para este desafio?

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Patrícia – Primeiramente, elas precisam entender a dinâmica das redes sociais. Além disso, criar uma cultura de comunicação dentro das empresas, envolver todos os departamentos e ter pessoas que saibam fazer o trabalho. É importante pensar na mensagem. O conteúdo é o mais relevante e estratégico quando se trata de redes sociais. No caso de empresas que terceirizam esse serviço, é importante que as postagens sejam aprovadas pela diretoria da empresa porque o discurso precisa estar alinhado com a cultura e os valores próprios dela. Nas redes sociais, o importante não é apenas vender, mas saber passar uma mensagem. Você pode fazer promoções, divulgar seus produtos, mas é preciso ter um equilíbrio, senão fica muito chato.

DC – De quem é a responsabilidade quando acontece uma crise na internet?

Patrícia – Eu diferencio gestão de crise de gerenciamento de crise. A gestão é todo ato de planejar, de se preparar para a crise. Já o gerenciamento é colocar em prática. Nos dois processos, a responsabilidade é de todos dentro da organização. É um processo de 360 graus. Todos precisam entender como funcionam as redes sociais e a importância de se preservar a imagem e a reputação da empresa no meio digital. O profissional de comunicação ou marketing deve ser o coordenador do gerenciamento de crise porque envolve a defesa da marca. A crise na internet hoje é muito mais séria que as crises nas mídias tradicionais porque tem efeito multiplicador muito grande.

DC – Quais são as dicas para as marcas que atualmente usam as redes sociais?

Patrícia – Em relação à quantidade de postagens diárias, um bom número é fazer uma de manhã e outra à tarde. Se você tiver uma informação relevante, faz uma terceira postagem. No restante do tempo, o profissional irá fazer o monitoramento e pensar em estratégias digitais. A postagem precisa ser estrategicamente pensada. Rede social é aproximação, é um elo de confiança. Atualmente, faltam profissionais de comunicação digital e o mercado está em crescimento. Uma confusão muito comum é acreditar que saber fazer posts no Facebook é saber fazer comunicação digital. Não é assim. O profissional precisa estudar, ler, entender o ser humano além das áreas de comunicação e marketing.

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