A noite começa com todo romantismo e plasticidade do mais puro clássico, com o balé “Chopiniana”, ao som de Chopin. Em seguida, o I ato do balé “O Quebra-Nozes” promete inspirar o público a entrar no clima do Natal, em uma festa de conto de fadas, repleta de personagens alegres, vibrantes e encantadores.
Continua depois da publicidade
A temporada 2019 da Escola Bolshoi, com espetáculos mensais em Joinville, tem apoio das empresas Metronorte, Rôgga, Madville, Hapvida e Condor copm promoção da NSC.
Chopiniana
Uma noite de romantismo. Um balé à luz da lua em um ambiente clássico, em que um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que são seres invisíveis do ar.
Ao som da música de Chopin, a obra descreve as sensações em apenas um ato. Não há fragmentos nem partes. O corpo de baile é a essência da obra. A plasticidade e a leveza das mãos e os suaves gestos da cabeça completam a atmosfera do balé.
“Chopiniana” foi remontado para a Escola Bolshoi em 2007 pela professora russa Galina Kravchenko, bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e esposa de um dos maiores intérpretes desse balé, Alexander Bogatyrev.
Continua depois da publicidade
O Quebra-nozes
Depois do romantismo de Chopiniana, o palco do Teatro Juarez Machado se transforma com a alegria de O Quebra-nozes. O primeiro ato da obra será encenado pelos alunos do Bolshoi Brasil e começa com uma típica festa natalina, cheia de convidados, em uma pequena cidade alemã, na casa dos Stahlbaum. A obra conta a história da menina Marie, que ganha do seu padrinho, Drosselmeyer, um boneco quebra-nozes em formato de soldadinho.
Depois da festa, a magia toma conta do balé. Em seus sonhos, Marie vai até o boneco e percebe que ele cresce e ganha vida. Então, nos cantos da sala escura, surgem ratos assustadores. O Quebra-Nozes chama os soldadinhos de chumbo e eles partem para uma batalha contra os ratos.
De repente, com a ajuda da mágica de Drosselmeyer, o encanto do Quebra-Nozes se desfaz e ele se transforma em um jovem príncipe. Ajoelhado perante Marie, propõe que ela cuide dele para sempre. A sala se transforma em uma floresta de inverno e começa a nevar. O vento traz os flocos de neve dançantes.

Formação de plateia
Na tarde do dia 11 de outubro, às 15h, no Teatro Juarez Machado, a Escola Bolshoi apresenta o espetáculo gratuito de “Formação de Plateia”. Crianças da rede pública de Joinville, Centro de Educação Infantil e Escolas de Dança, já agendados previamente com a instituição, vão prestigiar um lindo espetáculo preparado especialmente para a ocasião. Na formação de plateia, há interação com o público com o intuito de estimular o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro. Através de estímulos e reflexões, a plateia se familiariza com a linguagem cênica.
Continua depois da publicidade
A Escola Bolshoi
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou e tem transformado vidas de crianças e jovens de diversas partes do Brasil. A sua missão é formar artistas cidadãos e seus alunos, em sua maioria, provenientes dos extratos menos favorecidos da sociedade, recebem 100% de bolsa de estudo e benefícios que garantem uma formação de excelência e proporcionam um futuro mais digno.
Atualmente, alunos vindos de 22 estados brasileiros e três países fazem parte da escola. O Bolshoi Brasil é um grande celeiro de talentos, já que 74% dos bailarinos formados atuam no mercado mundial da dança. Joinville é conhecida como Capital da Dança, e esse é um dos motivos pelos quais milhares de turistas visitam e se encantam com a Escola Bolshoi.
A Escola Bolshoi recebe uma média de 500 turistas por mês e é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que recebe apoio do governo e dos Amigos do Bolshoi – empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis e comprometidas com a causa, que apoiam a instituição por meio de serviços prestados pro bono e aportes financeiros, com ou sem incentivos fiscais. A Caixa é Amiga do Bolshoi na categoria Diamante.
Serviço
A magia e o romantismo do balé clássico
Quando: 10 e 11 de outubro
Local: Teatro Juarez Machado/Joinville
Valor: R$40,00 inteira +taxas e meia entrada (para estudantes, idosos e professores com comprovante)
Ingressos: www.enjoyticket.com.br e recepção da Escola Bolshoi
Apoio: Rogga, Metronorte, Madville, Hapvida, Condor
Promoção: NSC Comunicação