Branca vela içada ao vento, Babitonga a espiar. Uma gaivota acompanha-me sob céu de cetim. Passando o porto novo, logo avisto o Museu Nacional do Mar, antigos armazéns da Companhia Hoepcke que, em outros tempos, guardavam sal, madeira e erva-mate, mas hoje servem de porto seguro para exemplares do patrimônio naval.

Continua depois da publicidade

No trapiche do Centro Histórico atraco. Já em terra firme caminho pelas ruas estreitas e, em silêncio, penso ouvir sussurros. É que as paredes guardam memórias. Contemplo o conjunto arquitetônico tombado por Lei Federal.

À esquerda, vejo o Morro do Hospício, onde logo teremos um parque municipal. Além da baía posso avistar boa parte do Distrito do Saí. Lamim e Frias, sobrenomes de famílias antigas que vieram povoar a região. Em pensamento vou à área Norte da ilha e paro no Iperoba para comer cambira. Problemas também temos, como em qualquer outra cidade, mas o importante é que somos responsáveis pelo que planejamos e desejamos para ela, para nós. Tenho muito orgulho em pertencer a este lugar chamado São Francisco do Sul.

Saiba mais

? População: 44.064 habitantes

Continua depois da publicidade

? Localização: no Norte, a 46 km de

Joinville

? Área: 492.97 quilômetros quadrados

? Emancipação: 15/4/1847

? Características: cidade litorânea, com

empresas do setor metalmecânico e porto

? Atrativos: grande litoral de praias para

banho, surf e pesca

? Curiosidades: uma das cidades mais

antigas do Brasil com mais de 500 anos

“Incrível pela conjuntura de valores culturais e históricos preservados.”

Luiz Roberto de Oliveira

Prefeito