Uma menina de apenas 38 dias teve sua vida salva por uma policial militar na última quarta-feira (1º) em Joinville. Segundo a Polícia Militar (PM), a soldado Chaiana Knorek recebeu a ligação durante o turno de trabalho no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) dos pais do bebê. Eles estavam desesperado porque a filha estava sem respirar e com aparência vermelha

Continua depois da publicidade

> Saiba o que fazer quando o bebê engasgar com o leite materno

A policial conta que recebeu a ligação por engano da mãe, que estava desesperada pedindo para falar com os bombeiros. Chaiana tentou acalmá-la e perguntou o motivo da ligação. Foi neste momento que ela disse que poderia tentar ajudar por telefone.

— Deu até um ruim na hora. Ela disse que a filha tinha mamado há cerca de 30 minutos e estava no berço dormindo. Eles não sabem dizer há quanto tempo ela estava sem respirar, mas ela não respondia, não respirava e estava com a pele roxa — detalha a agente. 

Foram três tentativas até que o nenê voltasse a respirar. A policial passava os detalhes das instruções por telefone e o pai repetia as manobras.

Continua depois da publicidade

— Ela ligou por engano para nós, mas deu certo. Consegui manter a calma e orientar. Depois que passa o susto, a gente treme as pernas e tem uma mistura de sentimentos. Mas é muito gratificante e dá mais impulso para trabalhar e fazer o bem — completa.  

Os bombeiros chegaram a se deslocar até a casa da família, mas a criança não precisou ser encaminhada para o hospital. Esta é a segunda ocorrência do tipo que Chaiana, que também se tornou mãe há um ano, atende. Em 2016, um colega de trabalho havia recebido a ligação. A agente passava as instruções a ele, que repassava para os pais de um bebê de 11 dias. No final, tudo deu certo.  

— Mesmo assim, depois que eu me tornei mãe, é muito diferente. A gente se coloca no lugar da pessoa — pontua. 

A agente também ressalta a importância da busca dos pais por esse tipo de orientação. Isso porque eles não esperam que possa acontecer com seus filhos. 

Continua depois da publicidade

— Para nós, fazer o procedimento é uma coisa. Agora, explicar, é diferente. A mãe da criança me disse que não imagina que isso poderia acontecer com ela, e ela nem sabia por onde começar — reforça.

Como agir em caso de engasgamento com bebês

1. Colocar o bebê de bruços sobre um dos antebraços;

2. Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;

3. As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;

4. Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;

5. Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;

6. O líquido ou objeto deve sair pela boca e ou nariz.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Recomendação dos bombeiros

No vídeo abaixo, o subtenente do Corpo de Bombeiros de Blumenau, Dirceu Rodrigues, mostra o passo a passo indicado em casos de engasgamento:

​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN

Continua depois da publicidade