– Estão todos traumatizados, desesperados. Foi um barulho de bomba mesmo. Não sei se foi atentado, mas a lembrança do 11 de Setembro voltou com força.

Continua depois da publicidade

A descrição é do paranaense Marcos Scharnberg Neto, 57 anos, radicado há 40 anos em Porto Alegre, maratonista da Sogipa, e que ouviu as duas explosões dois minutos após cruzar a linha de chegada da Maratona de Boston.

>> Polícia encontra outros explosivos no trajeto da maratona

>> Pelo Twitter, repórteres relatam clima de horror em Boston após explosões

>> STORIFY: confira os relatos nas redes sociais sobre as explosões

Continua depois da publicidade

Cansado, após cumprir a prova em 3h48min, o engenheiro civil mal teve forças para reagir às explosões. Ficou preocupado com a mulher, Jovanes, que estava na área reservada às famílias dos 40 mil corredores, na área central de Boston.

– Cheguei e aconteceram as explosões. Ouvi estouros muito fortes. Mas não dei bola, devido à exaustão. As explosões ocorreram muito perto da pista. Foi algo impressionante – descreveu Marcos. – Minha mulher estava me esperando e os policiais não deixavam me aproximar da área onde ela deveria estar. O clima é muito tenso. Fiquei preocupado com ela – acrescentou.

Sem conseguir se comunicar com Jovanes, foram 20 minutos de apreensão até que o casal se reencontrasse. As explosões não atingiram nenhum dos dois.

– Nos abraçamos e choramos. Graças a Deus estávamos bem. Não vimos ninguém ferido, mas o tumulto foi muito grande – declarou Jovanes.

Continua depois da publicidade

Assim que conseguiram voltar ao carro, eles rumaram para o hotel, na cidade de Wopurn, nas cercanias de Boston. Esta foi a quinta maratona de Marcos, que havia corrido duas vezes em Porto Alegre, em Berlin (ALE), Tromso (NOR) e, hoje, Boston (EUA). Queriam avisar aos filhos Melissa, 34 anos, Rodrigo, 29, e Mariana, 13, que ficaram em Porto Alegre, que estavam bem.

– Vamos ficar aqui até a quinta-feira. O clima é de grande tensão, mas já estamos mais tranquilos. Vamos tentar passear um pouco – disse Marcos.

Explosões deixaram pelo menos dois mortos

Duas explosões na Maratona de Boston mataram duas pessoas e deixaram pelo menos 20 feridos nesta segunda-feira. A primeira explosão ocorreu três horas depois de os ganhadores cruzarem a linha de chegada. Outro estrondo foi ouvido poucos segundos depois. A região ficou tomada de fumaça e boa parte da estrutura montada para a maratona foi abalada. Milhares de pessoas foram retiradas do local, que foi isolado.

Veja o mapa com o local da chegada onde ocorreram as explosões: