As ilhas açorianas são berço de uma cultura marítima e vinícola robusta. Séculos depois, a região de Açores, em Portugal, influencia bastante no desenvolvimento de toda a cultura vinícola em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Vamos conhecer, juntos, como aconteceu a influência de Açores na cultura vinícola catarinense? Continue com a gente para descobrir os conhecimentos que os portugueses compartilharam e que estão presentes nos dias atuais na produção vinícola catarinense.
A história da imigração açoriana em Santa Catarina
Para compreender a influência açoriana na cultura vinícola catarinense é fundamental ter conhecimento da história da imigração dos açorianos para Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Com a crise agrícola no Arquipélago dos Açores, no século XVIII, muitos açorianos migraram para as terras catarinenses. Isso ocorreu porque a população da ilha portuguesa ficou sem trabalho e as erupções vulcânicas impediam as pessoas de continuarem morando na região. Desse modo, muitos indivíduos viram a oportunidade de se estabelecer em terras brasileiras e recomeçarem a vida.
A maioria dos migrantes eram formados por agricultores. Os homens vieram atuar no campo e as mulheres se dedicaram às atividades domésticas. Desde então, os processos agrícolas catarinenses passaram a ser influenciados pelos açorianos.
Influência açoriana no processo vinícola
Os vinhos foram uma das culturas desenvolvidas nos Açores e os migrantes trouxeram todo o processo para Santa Catarina. Inicialmente, por volta do século XVII, a bebida era mais um produto de subsistência, ajudando a manter a comunidade de Açores.
Com o passar do tempo, a cultura vinícola foi se expandindo pelo mundo e chegou a Santa Catarina. Os processos produtivos se expandiram e o cultivo das uvas foi se aperfeiçoando. Nos dias atuais produz-se bebidas com mais abundância e qualidade.
Continua depois da publicidade
Influência da cultura açoriana no cotidiano catarinense
Quando chegaram na região Sul do Brasil, os açorianos trouxeram as tradições culinárias, conhecimentos sobre agricultura, incluindo o cultivo de uvas e a produção de vinhos.
Além da produção vinícola, a cultura açoriana se manifesta bastante no cotidiano catarinense, especialmente em Florianópolis. Há a presença de vilas portuguesas, com praças, igrejas no alto e cercadas por casas geminadas e poucas ruas transversais.
Leia também
Santa Catarina é destaque na produção e consumo de vinho no Brasil