Por Leo Laps, Especial
Desde 2014 como CEO da Brewers Association, a associação de cervejeiros artesanais dos Estados Unidos, Bob Pease será o responsável pela palestra de abertura do Festival Brasileiro da Cerveja, que começa nesta quarta-feira (13) no Parque Vila Germânica, em Blumenau.
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Sob a gestão de Pease, a entidade lançou o Independent Craft Brewers Seal, um selo para informar ao consumidor quais cervejarias são realmente independentes, além de uma campanha nacional para motivar o consumidor a apoiar as pequenas cervejarias artesanais.
Em entrevista exclusiva para o Jornal de Santa Catarina, Bob Pease fala sobre o mercado norte-americano, a importância da independência para cervejeiros e a expectativa para a primeira visita a Santa Catarina.
Um dos temas principais da sua palestra no Festival Brasileiro da Cerveja deste ano será o Independent Craft Brewers Seal. Conte-nos mais sobre essa campanha e como o mercado e o público consumidor têm reagido a ela?
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O selo foi lançado no dia 27 de junho de 2017. Naquele dia, 432 cervejarias artesanais dos Estados Unidos inscreveram-se para utilizá-lo. Hoje, mais de 4 mil cervejarias, cerca de 85% do total de artesanais do país, se juntaram ao movimento. O selo incorpora o espírito daquilo que as cervejarias pequenas, independentes, conquistaram. Os cervejeiros têm colocado o selo em tudo que envolve suas marcas, inclusive em suas garrafas e latas. Em agosto de 2018 a Brewers Association lançou a campanha “That´s Independence You´re Tasting” (É Independência o que Você Está Bebendo) em rede nacional, com o objetivo de manter o mercado de cervejas artesanais na cabeça das pessoas. Nossa esperança era, e continua sendo, que depois de conhecerem essas histórias, amantes da cerveja vão apoiar mais ainda o mercado artesanal e procurar pelo selo quando foram comprar cerveja. E temos visto isto: esses consumidores têm demonstrado entusiasmo ao apoiar as pessoas por trás das marcas que eles gostam, ajudando a divulgar o selo.
Por que é tão importante ter mais cervejarias independentes? O que isso significa para o consumidor e para o mercado?
Independência é um valor social. Ela gera criatividade, escolha, cooperação e competição. O mercado de cerveja artesanal é um modelo para a indústria norte-americana. Descobrimos que isso realmente importa para os consumidores de cerveja. Importa quando eles vão decidir qual cerveja vão comprar. É mais importante do que nunca apoiar essa comunidade e dar transparência sobre quem é o dono de cada cervejaria. As grandes cervejarias tentam confundir o consumidor. Eles tentam promover o que chamamos de ‘ilusão de escolha’: quando alguém entra em um bar ou restaurante e vê vários rótulos de cerveja para vender, mas todos são da mesma multinacional… ele está tendo escolha? O selo que criamos oferece ao consumidor uma maneira fácil de identificar quais cervejarias são, realmente, independentes. Sabemos que há um segmento da população que se importa em apoiar as cervejarias pequenas e independentes, e este segmento segue crescendo.
Qual a situação do mercado de cervejas artesanais nos Estados Unidos hoje? Ele continua crescendo? Quais são os principais desafios?
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Continua crescendo. O mercado de cervejas artesanais dos Estados Unidos cresceu 4% em volume em 2018, atingindo uma participação de 14% do total no país. No final de 2018 havia 7.134 cervejarias artesanais. Isso traz impactos econômicos: crescimento da oferta de emprego e contribuição para a economia norte-americana como um todo. Competição e mudanças de cenário – é uma indústria que evolui muito rápido – estão entre os maiores desafios. Os cervejeiros têm encontrado novas maneiras de se diferenciar em um mercado competitivo inovando seus produtos com novas tendências e mantendo a conexão com os apaixonados por cerveja artesanal, o que vaticina um crescimento e sucesso contínuo.
Como as cervejarias artesanais brasileiras podem se beneficiar de uma ação com o Independent Craft Brewers Seal?
Acreditamos que a independência é a grande marca da cerveja artesanal. Cervejeiros independentes apreciam ter a liberdade para inovar e manter o foco na qualidade acima do corte de gastos, e bebedores de cerveja estão sendo beneficiados com o acesso cada vez maior a uma variedade de cervejas saborosas, como nunca antes. Estes consumidores já deixaram claro que eles querem e prezam essa possibilidade de escolha. O Independent Seal da Brewers Association oferece a estes apreciadores de cerveja uma ferramenta para melhor entender quais das cervejas que ele tem para escolher são de cervejarias independentes e quais não são. Clareza sobre isso e capacidade para fazer uma escolha bem informada é um direito que todo consumidor merece, não importa em que lugar do mundo. Desde o lançamento do nosso selo, vimos mercados cervejeiros de todo o globo começarem a implementar seus próprios programas para melhor educar esses consumidores sobre a independência.
Você já esteve no Brasil três vezes, e provavelmente conseguiu ter uma boa ideia do mercado cervejeiro no país. Você percebe similaridades em relação aos Estados Unidos?
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Assim como nos Estados Unidos, o Brasil está passando por uma transição no consumo de cerveja em direção à menor quantidade e maior qualidade. Nos dois países as vendas totais de cerveja caíram, mas segmentos premium continuam a crescer. Isto está ocorrendo não apenas devido ao número crescente de produtores artesanais, com a quantidade de cervejarias brasileiras quase triplicando desde 2014, mas também graças aos investimentos das grandes companhias que buscam diversificar seus portfólios para além das marcas populares. Todo ano um certo número de cervejarias brasileiras participa da Copa do Mundo da Cerveja, e nos últimos anos algumas delas ganharam premiações. Isso demonstra como a cena continua a crescer e evoluir no país.
Qual a sua expectativa para o Festival Brasileiro da Cerveja? O que você planeja ver e provar?
Será minha primeira vez em Blumenau, e faz anos desde a minha última visita ao Brasil. Estou ansioso para ver em primeira mão como a cena cervejeira do país se desenvolveu desde então. Se a revolução da cerveja artesanal é hoje um fenômeno global, cada mercado tem suas diferenças em relação à herança, ingredientes locais e inovação. Estou entusiasmado para conhecer o que os cervejeiros brasileiros estão fazendo para trazer novas experiências e sabores para os consumidores. E como vivi na Alemanha por três anos na adolescência, tenho certeza que vou apreciar a conexão com a herança cervejeira germânica da cidade e descobrir como isso se mistura com a cultura cervejeira do Brasil. Também gosto do mar, então espero conseguir pegar uma praia em Florianópolis depois.
SERVIÇO
Quarta-feira (13), às 19h30min
O mercado cervejeiro artesanal americano e o Independent Craft Brewer Seal
Palestrante: Bob Pease, CEO da Brewers Association (EUA)
Valor: Gratuito
Local: Eisenbahn Biergarten, Parque Vila Germânica, em Blumenau