Blumenau completa 174 anos nesta segunda-feira, 2 de setmbro (Arte: Ben Ami Scopinho)
Em 174 anos, muita coisa aconteceu em Blumenau, não dá para negar. Desde a chegada dos primeiros imigrantes, a cidade viveu altos e baixos econômicos, viu figuras nascidas por aqui se tornarem referências nacionais e criou eventos — como a Oktoberfest — que carimbaram ainda mais a essência germânica do município.
Na galeria que você confere abaixo, registramos em ilustrações alguns momentos marcantes de todos esses anos desde que Dr. Blumenau decidiu começar uma colônia às margens do Rio Itajaí-Açu. Desde o primeiro culto da história, a chegada do primeiro carro, a instalação da rede pública de energia elétrica. Todas essas curiosidades estão resumidas nos infográficos produzidos por Ben Ami Scopinho.
Confira a linha do tempo ilustrada de Blumenau
1848 – 1914
1848: guiados pelo caboclo Angelo Dias, Hermann Blumenau e Ferdinand Hackradt exploram o Vale do Rio Itajaí-Açu. Adquirem terras e projetam um empreendimento colonial.
1850: 2 de setembro é o marco oficial da fundação da Colônia Blumenau com a chegada de 17 imigrantes.
1852: indígenas atacam os poucos ranchos agrupados na região da Velha, afugentando muitos colonos. O saldo é um nativo morto e outro ferido.
1857: em 9 de agosto o pastor protestante Oswaldo Hesse celebra o primeiro o culto num galpão que abriga os imigrantes.
1860: em janeiro, o Governo Imperial assume o comando da Colônia, mantendo Hermann Blumenau na admistração.
1875: em 29 de março chega a primeira turma de italianos, com 612 pessoas, tiroleses.
1879: chegada do Vapor Progresso. Adquirido na Alemanha, foi adaptado com uma roda lateral para navegar pelo Rio Itajai-Açu.
1880: fundação da fábrica de malhas Cia Hering, dos irmãos Hermann e Bruno Hering, no mesmo endereço da casa que comercializava produtos coloniais.
1900: comemorações dos 50 anos da fundação da cidade e primeira projeção cinematográfica no Teatro Frohsin.
1903: circula pela cidade o primeiro carro de Blumenau e de Santa Catarina, importado dos EUA por Frederico Guilherme Busch.
1909: instalação da rede de iluminação pública, com serviços também disponíveis aos particulares.
1909: em 3 de maio inaugura-se o primeiro trecho ferroviário da Estrada de Ferro Santa Catarina, ligando Blumenau ao Warnow, em Indaial.
1913: após 17 anos do início das obras, em 29 de junho ocorre a inauguração da ponte Lauro Muller (do Salto), a primeira ponte sobre o Rio Itajaí-Açu.
1914: circula o primeiro ônibus urbano, com 12 passageiros sentados e dois em pé, ligando o Centro à Itoupava Seca.
1914: instalação da rede telefônica, propriedade da Acib.
De 1929 até agora
Nos últimos 100 anos, alguns fatos marcantes de Blumenau são aqueles ainda visíveis mesmo às pessoas que chegaram à cidade há pouco tempo. A estatúa de Fritz Müller, por exemplo, inaugurada em 1929, ainda está lá às margens da Rua São Paulo, em plena região central. O colocação do semáforo da Amadeu da Luz com a 7 de Setembro e até mesmo a construção torre da Catedral São Paulo Apóstolo — símbolo do município — são alguns dos fatos históricos que marcaram as últimas décadas. Confira abaixo:
Continua depois da publicidade
1929: inaugurada a estátua de Fritz Müller, que chegou a Blumenau em 1852 e fez história como naturalista e matemático.
1935: entra no ar a Rádio Clube, PRC4, a primeira da cidade e também de Santa Catarina.
1949: o Grêmio Esportivo Olímpico é campeão estadual ao vencer o Avaí em Florianópolis, por 4 a 1. A mascote era o carneiro Pirata, posteriormente morto pelos rivais do Palmeiras.
1957: entra em operação o primeiro semáforo, na esquina da Rua 7 de Setembro com a Rua Amadeu da Luz.
1963: logo após os sinos e a cruz serem instalados, é inaugurada a torre da Catedral São Paulo Apóstolo.
1964: é instituída a bandeira de Blumenau.
1969: a blumenauense Vera Fischer é eleita Miss Brasil, a primeira catarinense a conquistar o título. Em seguida, ela embarcou em uma bem-sucedida carreira de atriz.
1982: mesclando o estilo enxaimel com linhas modernas, em 2 de setembro é inaugurado o prédio da prefeitura, com 10,5 mil metros quadrados.
1984: as chuvas elevam as águas do Rio Itajaí-Açu para 15,67 metros, causando 16 mortes e enormes prejuízos em toda a região do Vale. Foi a maior enchente da era moderna da cidade.
1986: início das atividades do Vlad V, pioneiro do hard rock progressivo capitaneado pelo guitarrista e vocalista Jean Carlo.
1992: a Oktoberfest Blumenau atinge o maior público da história, passando de 1 milhão de foliões ao longo dos 17 dias do evento.
2006: em 3 de julho, a artista plástica Elfy Eggert, 36 anos, é assassinada. O marido e um babalorixá foram condenados pelo crime, que mobilizou a cidade.
2020: em 5 de maio morre Vanessa Neuber Salm, técnica de enfermagem de 34 anos, a primeira vítima do coronavírus.
2023: um homem de 25 anos ataca crianças no parquinho da creche Cantinho Bom Pastor, resultando em quatro mortes e cinco feridos. Ele se entrega à polícia logo depois.