Por ser uma informação de interesse público, é determinado por lei que os balanços patrimoniais de algumas empresas sejam divulgados por meio de publicidade legal. Entretanto, antes de ser uma obrigação, toda empresa que preza pela sua imagem perante a sociedade deve se preocupar com a transparência e, para isso, a publicação do seu balanço patrimonial em diários oficiais e jornais de ampla circulação é de grande importância. Por isso, é preciso escolher um veículo de comunicação confiável, como a NSC, para realizar esse tipo de publicação.
Continua depois da publicidade
Por que a publicidade dos balanços é importante?
Para as empresas a transparência é uma grande aliada na hora de realizar fusões, vendas ou busca por novos investidores, já que corrobora com a segurança do investimento e demonstra a sua saúde patrimonial.
Além disso, também é interessante que os empresários acompanhem a publicidade legal de outras empresas e órgãos públicos para descobrir oportunidades de negócios que são divulgadas em licitações, pregões e leilões, por exemplo. Por isso, publicar em um veículo de imprensa de grande visibilidade é também proporcionar essa visibilidade para a empresa.
Escolha de um veículo de imprensa confiável
Bárbara Amanda Balmant de Oliveira, advogada sócia e cofundadora do Escritório de Advocacia Oliveira & Santin Advogados, explica que é importante que a empresa escolha um veículo confiável para sua publicação legal.
— A escolha de um jornal confiável é essencial para garantir a transparência e maior capilaridade das informações publicadas, o que contribui para diminuir o risco de questionamento, decretação de nulidade e consequente responsabilização pelos atos praticados e publicados — destaca a advogada Bárbara.
Continua depois da publicidade
Requisitos para a publicidade legal
A publicação do balanço patrimonial deve ser feita em Diários Oficiais e nos veículos de imprensa de amplo alcance na região de atividade do órgão público, da associação de classe ou da empresa privada. Estão inclusos aí os meios impressos e digitais de divulgação.
Segundo a advogada Bárbara, a publicação em meio digital exige que o veículo de informação escolhido providencie certificação digital de autenticidade dos documentos mantidos em sua página, requisito técnico que, se descumprido, poderá igualmente acarretar eventual responsabilização à entidade.
Dessa forma, além de amplo alcance nos meios impressos e digitais na região de validade do anúncio, o veículo precisa ter suas informações certificadas, como é o caso do NSC Total. A certificação digital conferida pelo ICP Brasil e emitido por AC SOLUT Múltipla à NSC, além de audiência auditada pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC), garante maior confiabilidade e segurança para usuários e anunciantes.
Publicidade legal na NSC
A NSC conta com um portal exclusivo para facilitar a leitura dos anúncios oficiais. O Publicidade Legal é uma ferramenta prática e de uso simplificado, atualizada diariamente para cada uma de suas marcas: DC, Santa e AN. Outra vantagem é que a Publicidade Legal fica dentro do NSC Total, o maior portal de informação de Santa Catarina.
Leia também
Você sabia que algumas empresas são obrigadas a fazer Publicação Legal?
Publicação Legal: O que acontece com quem não publica?
Publicação Legal: Entenda as diferenças entre as exigências para o impresso e para o digital