Um homem de 51 anos voltou a enxergar assim que abriu os olhos depois de passar por uma cirurgia em Blumenau. Wilson Jair acreditava estar com um problema oftalmológico ao perceber, de um dia para o outro, que havia ficado cego. Foi aí que uma análise médica revelou que se tratava de uma outra complicação: um tumor cerebral. Apesar das incertezas, o procedimento feito no Hospital Santa Isabel saiu conforme o planejado, recuperando não só a visão do paciente, mas a esperança dele em dias melhores.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Fazia alguns meses que Wilson perdia a visão, aos poucos. Quando notou que estava completamente cego, ele decidiu procurar ajuda de especialistas que identificaram, através de exames, uma lesão na hipófise — sintoma de um tumor cerebral que pressiona os nervos ópticos.
Por esse motivo, o homem teve de passar por uma cirurgia por vídeo no cérebro, onde foram usadas técnicas avançadas de neurocirurgia. Apesar de complexo, o procedimento é minimamente invasivo, segundo o Hospital Santa Isabel.
— A cirurgia foi necessária para aliviar a pressão sobre os nervos ópticos e potencialmente restaurar a visão de Wilson. Foi um procedimento delicado, mas bem-sucedido, com pequenas incisões através das narinas, sem necessidade de incisões tradicionais e nem mesmo raspar o cabelo — explica a neurocirurgiã e especialista em cirurgia cerebral na unidade, a médica. Danielle De Lara.
Continua depois da publicidade

Após o procedimento, Wilson se emocionou ao ver que estava exergando com um dos olhos novamente. Foi instantâneo. Além disso, o tumor foi retirado e, agora, o objetivo está focado na completa recuperação da visão do paciente. Com o sucesso da cirurgia, ele recebeu alta do hospital na última semana e já está em casa, onde deve permanecer em repouso por cerca de um mês.
Depois do susto, ele e a família perceberam ainda mais a importância do diagnóstico e tratamento precoce. Para Sirlei Serpa, esposa de Wilson, o que ficou dessa vivência foi o sentimento de gratidão e ainda mais respeito pelos profissionais que atuam com a medicina.
Hospital Santa Isabel e outros 5 de SC estão na lista dos melhores do Brasil; veja ranking
— A doutora explicou que não deveríamos criar expectativas quanto à visão perdida, que poderia não voltar. O importante é que foram honestos com a gente. Imediatamente quando saiu da cirurgia, ele abriu o olho e já estava enxergando, o que antes ele não enxergava nada, então já foi uma vitória! Somos muito gratos, primeiramente a Deus, pois vivemos uma grande experiência ali dentro do hospital e toda a equipe foi muito prestativa. Eles ajudaram muito! — comenta Sirlei Serpa, esposa de Wilson.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
VÍDEO: Professora usa treinamento que aprendeu na escola para salvar o filho em SC
Seis hospitais de Santa Catarina estão na lista dos melhores do Brasil; veja quais