Um policial militar de Joinville foi homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) após ter salvado a vida de um morador que foi esfaqueado por um familiar. João Paulo Pechebela tem 32 anos e, desses, sete são dedicados à corporação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Bailarina dança no topo de arranha-céu em Balneário Camboriú em vídeo da Escola Bolshoi
O caso aconteceu no dia 11 de setembro, no bairro Aventureiro. O soldado conta que estava de serviço na rádio patrulha quando a central de emergências recebeu a informação de que na Rua Bonito Lindo um homem de 36 anos havia sido ferido com uma faca e já tinha perdido muito sangue.
No local, João Paulo narra que a vítima estava caída no chão e já corria risco de vida pela perda súbita de cerca de um litro de sangue da perna. Testemunhas contaram que o agressor seria um adolescente de 16 anos que teria ficado com ciúmes da namorada, que é enteada do homem esfaqueado.
Continua depois da publicidade
— Resolvi fazer o pré-atendimento. Carrego um torniquete tático para meu uso pessoal, caso necessário, e não medi esforços em usar naquela pessoa. O Samu chegou uns 10 minutos depois e a equipe manteve o torniquete, pois se tirasse a vitima poderia nem chegar ao hospital e morreria por choque hipovolêmico (causado pela perda de sangue) — destaca o policial.
Após os policiais identificarem o autor do crime, os detalhes foram repassados para autoridades competentes para a devida responsabilização, já que tratava-se de um menor de idade.
João Paulo ainda diz que, no decorrer de sete anos, já presenciou e atendeu diversas ocorrências graves e, neste caso, ficou gratificado por ter conseguido ajudar a vítima.
— Muitas vezes, infelizmente, não chegamos a tempo para prestar um socorro, mas chegar e ter a chance de ajudar, preservar a integridade das pessoas, principalmente salvar uma vida, é muito gratificante — pontua.
Continua depois da publicidade
Pela ação rápida, João Paulo recebeu uma moção de aplauso proposta pelo deputado Sargento Lima (PL), que foi entregue em cerimônia na Assembleia Legislativa na semana passada. Lima, que antes de entrar na carreira política era PM, destacou o trabalho do oficial.
— A vítima teve sua vida preservada pela ação do policial, que estancou a hemorragia até a chegada do Samu — destacou o deputado na ocasião.
Leia também
Rodovias no Norte de SC são desbloqueadas e famílias começam a deixar abrigos
Cidade de SC atingida pelas chuvas tem prejuízo de R$ 63 milhões na agricultura