A representação do Brasil no The Best Fifa 2023 ficou por conta de Ederson, do Manchester City, que concorre a melhor goleiro do ano na premiação. Pela segunda vez, o brasileiro é indicado na categoria, numa disputa com Yassine Bounou e Thibaut Courtois.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Inter Miami, de Messi, confirma amistosos contra times de Neymar e Cristiano Ronaldo

Cria de Osasco, Ederson nunca jogou profissionalmente no Brasil. Começou cedo como lateral-esquerdo, sempre se destacando pela facilidade de bater na bola e pela força.

Continua depois da publicidade

Foi para o gol contra sua vontade, por sugestão do treinador de sua escolinha de futebol. Não demorou para ele se destacar como goleiro no futsal. Aos onze anos, ele chegou na base do São Paulo, por onde passou brevemente e foi dispensado.

A grande chance de Ederson veio de Portugal, para jogar na base do Benfica, aos 15 anos. Ele passou dois anos no time de Lisboa e iniciou a carreira como jogador profissional no Ribeirão, por meio de um empréstimo.

Entre 2012 e 2015, foi novamente emprestado para o Rio Ave, da primeira divisão portuguesa. Ele voltou para o Benfica na temporada 2015/2016 para ser reserva de ninguém menos que Julio César.

Uma lesão de Julio César abriu as portas para Ederson jogar no time principal. Ele se destacou tanto em seu desempenho que continuou como titular naquela temporada, até depois da recuperação do goleiro mais experiente.

Continua depois da publicidade

Na temporada seguinte, continuou como titular no Benfica e foi convocado para a seleção brasileira.

Ederson chamou a atenção de Pep Guardiola

Quando Guardiola assumiu o Manchester City em 2016, tomou a decisão polêmica de dispensar o goleiro Joe Hard, titular absoluto por seis temporadas seguidas e vencedor de duas Premier League.

Ele trouxe o chileno Claudio Bravo para substituí-lo, que não se deu bem com o time e durou apenas uma temporada.

Guardiola, então, foi atrás de Ederson, e o City desembolsou 40 milhões de euros (R$ 145 milhões na época) para trazê-lo, uma das contratações de goleiro mais caras da história do futebol.

Ederson é reconhecido como um goleiro de respeito, mas também por sua qualidade no passe e força física.

Continua depois da publicidade

Pelo Manchester City, conquistou cinco títulos da Premier League, quatro Copas da Liga Inglesa, duas Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra e uma Champions League, como titular absoluto.

— Ele é um goleiro maduro e está ficando cada vez melhor. Somos um time que sofre poucos gols e a impressão que eu tenho é que quando os adversários chegam, ele está lá — disse Pep Guardiola, no início da temporada 2023-24.

Confira os finalistas a melhor goleiro do prêmio The Best Fifa 2023

Assista também: Ederson fala sobre titularidade na Seleção após temporada mágica

*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Continua depois da publicidade

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC