Itá, uma pequena cidade do Oeste de Santa Catarina, esconde uma história ao redor das águas que cercam a cidade. Isto porque o município foi inundado nos anos 2000 para a construção de uma usina hidrelétrica. Das 200 casas que existiam no local, a única estrutura que restou são as duas torres da antiga igreja.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O fato, que aconteceu há 24 anos, ficou em evidência após a publicação de um vídeo no Tiktok, que conta a história da cidade submersa. O registro foi compartilhado pelo perfil Horiz Geo, famoso por contar histórias e curiosidades relacionadas às cidades brasileiras. O vídeo de Itá tem mais de 2 milhões de visualizações. 

Segundo o perfil, a construção da barragem inundou a antiga cidade e transformou toda a região em um lago. As torres da antiga igreja Matriz foi a única construção que restou do município e se tornou ponto turístico para quem passa por lá. 

Veja as fotos de Itá

Continua depois da publicidade

Fundada em 1936, a igreja era dedicada a São Pedro Apóstolo, o padroeiro da cidade. Antes do município ser inundado, conforme a prefeitura, todas as construções foram demolidas, mas as torres da igreja resistiram às tentativas de derrubá-las. Os moradores acreditaram que era um sinal divino e pediram para que elas fossem preservadas. 

A nova cidade foi construída a cinco quilômetros da antiga, entre 1997 e 2000. Atualmente, o município é conhecido pelo turismo sustentável: apesar de não ser banhada pelo mar, a cidade tem uma praia fluvial, às margens do reservatório de Itá. Em outubro de 2023, o local ganhou a certificação da Bandeira Azul, selo que celebra a excelência ambiental.

Confira o vídeo

Leia mais

Variação de preço para presente de Dia das Mães em Florianópolis pode chegar a mais de R$ 700

Imagens mostram o drama dos animais na busca por resgate nas enchentes do RS

Força-tarefa é montada para resgatar cavalo ilhado em telhado no RS