Um pequeno bar e mercearia, situado em Canoinhas, ganhou mais de 638 mil seguidores nas redes sociais com dancinhas e clipes de músicas “versão boteco”. Com o slogan “Onde a magia acontece”, o Bodegão do Kolinha soma mais de 9 milhões de curtidas com os vídeos engraçados dos fiéis clientes.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com o dono do bar, Lucas Scheuer, 27 anos, os vídeos começaram durante a pandemia, quando descobriu o aplicativo TikTok.

AN 100 anos

— Foi quando tinha que ter a separação, só podia ter um número de fregueses. E por coincidência, só ficou eu e três clientes que sempre estavam aqui. Eles toparam (gravar), e colocamos o vídeo em um grupo nosso, mas de lá se espalhou — disse.

Continua depois da publicidade

— Após, teve um cara que compartilhou nas redes sociais com a legenda: “Enquanto isso no Bodegão do Kolinha”. Tipo assim, o mundo estava um caos e aqui no Bodegão a turma estava dançando, alegre — complementou.

Desde então, criou a conta no aplicativo e começou a postar frequentemente. Atualmente, o vídeo mais visto possui 17 milhões de visualizações, e é uma encenação da música “Ai preto”, do cantor L7nnon, lançada em 2022.

— Não tem monetização dos vídeos, mas a freguesia aumentou. Todo mundo conhece o Bodegão do Kolinha, tanto aqui na cidade, quanto na região. Muita gente vem de cidades vizinhas para conhecer eles. É gratificante. Cada lugar do Brasil tem alguém que conhece eles — afirma Lucas.

Confira o hilário vídeo mais visto do “botecão”

Luz, câmera e cachaça

Para gravar os vídeos, Lucas revela que se inspira nos sons mais virais do país. 

Continua depois da publicidade

— Faço conforme as músicas que mais estão engajando. Eu escuto e imagino umas cenas, e as crio conforme a letra. Depende do que a música fala — afirma.

Além das dancinhas, o bar promove eventos beneficentes e torneios de sinuca entre os frequentadores. No ano passado, a partida de futsal beneficente, nomeada “Jogo do Século”, contou com mais de 400 pessoas, em Canoinhas.

Equipe que disputou o jogo beneficente (Foto: Lucas Scheuer/Arquivo pessoal)

Quem são as pessoas dos vídeos?

Conforme afirma o dono, as pessoas que aparecem nos vídeos são os clientes do Bodegão. 

— Eu digo meus atores. Identificamos quem tem mais perfil, jeito engraçado. Mas participa quem quer. Apenas um é aposentado, o resto trabalha. A gente faz para os seguidores, para ter um entretenimento para o povo — disse.

Continua depois da publicidade

Emerson, apelidado de “Cowboy” (Foto: Lucas Scheuer/Arquivo pessoal)
Marcio, apelidado de “Noel” (Foto: Lucas Scheuer/Arquivo pessoal)
Aires, apelidado de “Precioso” (Foto: Lucas Scheuer/Arquivo pessoal)
Sidnei, apelidado de “MC Ney” (Foto: Lucas Scheuer/Arquivo pessoal)
Lucas Scheuer, dono do bar, também participa dos vídeos (Foto: Arquivo pessoal)
Neri Soares, apelidado de “Mé do Mé”, que morreu no ano passado, era o mais famoso, segundo Lucas (Foto: Redes sociais)

Comércio familiar tradicional

Localizado no bairro Jardim Esperança, em Canoinhas, o Bodegão do Kolinha está aberto há 81 anos e atende a clientela na Rua Roberto Elke. 

Do bisavô para o tio, e depois para o pai, Robson Scheuer, 50 anos, Lucas é a quarta geração da família a administrar o local. De acordo com ele, o nome do bar vem do bisavô, Afonso Kohler, o Kolinha.

Bodegão do Kolinha, o local dos vídeos virais em Canoinhas (Foto: Lucas Scheuer/Arquivo pessoal)

Para conferir todos os vídeos e acompanhar o trabalho de Lucas Scheuer no bar, basta procurar pelo @scheuerbodegaodokolinha no Tik Tok ou @bodegaodokolinha nas redes sociais.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Festival internacional de jazz em Joinville reúne músicos dos EUA, Hungria e Holanda

Parto raríssimo em SC tem gêmeo empelicado e nó em cordão umbilical

Peregrinos fazem caminho religioso de 165 km por santuários de SC: “Só quem faz pode sentir”