No coração do pequeno bairro do norte da Ilha de Santa Catarina – a praça Roldão da Rocha Pires – está sintetizado, no final dos dizeres da placa que conta um pouco da história do surgimento da Freguesia, o estilo pulsante em Santo Antônio de Lisboa: "Sua riqueza cultural é o resultado da vida, trabalho e costumes de carijós, portugueses, africanos e tantos outros mais que, até hoje, aqui constroem um modo de vida simples, fraterno e hospitaleiro". O local possui uma espécie de magnetismo, algo que atrai tanto quem vem de longe quanto moradores da cidade. Talvez pelo fato de que em Santo Antônio de Lisboa todos se sintam turistas ao passarem os olhos pelas construções seculares ou caminharem por ruas carregadas de história. Há a praça, com feirinha e, ao final dela, a praia. A paisagem permite passos vagarosos com análises minuciosas nos largos batentes de madeira dos casarões tombados pelo Patrimônio Histórico, bem como mãos nas paredes de pedras encaixadas manualmente e rejuntadas com óleo de baleia. A rua que beira a praça não tem muito mais do que trinta metros de comprimento por cinco de largura. O calçamento, feito em rochas, foi o primeiro do estado de Santa Catarina, elaborado especialmente para receber o então imperador do Brasil, D. Pedro II, no ano de 1.845. A arquitetura local remete ao Portugal de dois séculos atrás, preservada, dando o toque sutil para que Santo Antônio esteja no topo da lista de preferidos em Florianópolis. Difícil encontrar com alguém que não goste de passear por aqui.

Continua depois da publicidade

Gastronomia de qualidade

Santo Antônio de Lisboa é um dos lugares mais procurados para confraternizações de aniversários, familiares ou conjugais, para encontros de amigos ou até de negócios. Além de aconchegante, o bairro tem ótimas opções de restaurantes requintados e cardápio variado. Como a maioria dos estabelecimentos está em frente ao mar, o prato mais desejado por clientes exigentes é aquele que traz elementos marinhos em sua composição. Há um reinado absoluto por parte dos frutos-do-mar e, diga-se de passagem, a especialidade é inquestionável.

Essência

Outro ponto forte do recanto está no artesanato. Peças para todos os gostos e bolsos traduzem um pouco do folclore e costumes locais, espalhadas pelas lojas de decoração. Santo Antônio de Lisboa é arte pura, caminhando em paralelo com o restante da cidade, no seu tempo. Tempo este que parece parar no fim do dia, quando o azul do céu dá lugar ao amarelo alaranjado do sol refletido no mar. O espetáculo é esperado por centenas de pessoas distribuídas pela extensão da praia e, todas as vezes, arranca suspiros até de quem está acostumado ao lugar. Santo Antônio revigora a alma.

Continua depois da publicidade