BMW

O vice-presidente sênior da BMW Brasil e presidente da unidade de Araquari, Gerald Degen, de 43 anos, estudou engenharia mecânica e fez doutorado antes de começar sua trajetória de liderança na BMW, que começou no ano 2000. Aos 30 anos de idade tornou-se gerente de uma equipe de 300 profissionais, responsável pela linha de produção de portas dos carros da BMW em Munique.

Continua depois da publicidade

– Sempre estar à frente dos competidores.

– Precisamos ser flexíveis na produção pelas condições externas voláteis.

Continua depois da publicidade

– O importante não é somente ter as ferramentas mas também a cultura da empresa.

– Desisti meses atrás de focar na complexidade. Delego responsabilidade clara para as pessoas. Temos as metas. Só com responsabilidades claras podemos lidar com a complexidade. Eu me vejo como um treinador.

– Trabalhamos com orientação para o cliente, performance de pico, responsabilidade e eficácia.

– Não tenha uma lista enorme de metas.

– Nosso modelo de logística é estável, desde a gerência até o trabalhador na linha de produção. Mesmo no escritório, com processos implementados, todos compreendem e a qualidade é boa.

– Em 2010, na China, decidimos fazer carros específicos para os clientes, mudamos o modo de produzir e tivemos problemas. E quando há crise, as pessoas queimam energia com ela. Na época, meu chefe disse: “Você é o líder da crise, resolva”. A fábrica parou uma semana. Não deu tempo para o conflito, focamos em resolver o problema.

Sobre a BMW

Fundação: 1916.

Como define seu negócio: O BMW Group é um dos fabricantes de automóveis e motocicletas mais bem-sucedidos do mundo com as marcas BMW, MINI e Rolls Royce.

Continua depois da publicidade

Funcionários: 105.876 colaboradores no mundo.

Faturamento global em 2012: 19,55 bilhões de euros.

Fábricas e escritórios: 28 instalações de produção e montagem em 13 países e tem uma rede global de vendas em mais de 140 países.