Muita gente espera ansiosamente o verão pois sonha em ter a pele bronzeada, com aquele tom uniforme, ou em alguma parte do corpo que deseja. Entretanto, é preciso ter o mínimo de técnica e cuidado na hora de se bronzear. Muito disso pois alguns minutos ou horas na praia sem os devidos cuidados podem causar problemas imediatos, como queimaduras e um grave incômodo para seus dias na estação mais quente do ano, como também no futuro, já que aumenta a chance de câncer de pele.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Desse modo, vamos citar nessa reportagem algumas maneiras e alguns cuidados específicos na hora de se bronzear. Desde o período certo do dia, até como fazer de forma natural, o cuidado com bronzeamento artificial e outros temas importantes. Confira

Continua depois da publicidade

Bronzeamento natural 

Primeiramente, vamos falar da forma mais antiga e conhecida de se bronzear, o Bronzeamento natural com a luz do sol. De acordo com o blog Nutrify, esse processo é completamente natural e biológico, isto pois aproveita os raios UV do sol para estimular a produção de melanina, hormônio que dá um tom mais escuro à pele.

Riscos do bronzeamento artificial

Muita gente pode até considerar o bronzeamento artificial uma opção, mas isso traz um risco muito maior que o bronzeamento natural. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os equipamentos utilizados aumentam muito o risco de câncer de pele pela exposição excessiva aos raios UV. Tanto que esse equipamento com esse objetivo é proibido pela Anvisa.

Continua depois da publicidade

Horários seguros para se bronzear 

Ainda segundo a SBD, o horário que se deve evitar o sol é entre 9h e 15h. Isto pois esse é o horário de incidência mais forte do raios UV, o que causa a maior possibilidade de câncer de pele e queimaduras mais sérias. Assim, o ideal é se bronzear no começo da manhã ou no fim da tarde. 

Use protetor solar 

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, o protetor não impede o efeito do bronzeador. Inclusive, é recomendado por todas as autoridades em saúde que se utilize. Todavia, é necessário haver um cuidado para se aplicar o protetor 20 minutos antes do bronzeador. 

Leia também

Os cuidados com os cabelos durante o verão 

Suco de beterraba e cenoura para um bronzeado incrível

5 alimentos que ajudam no bronzeado

Conheça alimentos que ajudam no bronzeado e aprenda duas receitas de sucos com a cara do verão