Muita gente adora se bronzear no verão, tanto para se sentir mais bonita quanto para ter um maior ganho de Vitamina D através da exposição ao sol. Assim, quem quer um ganho de cor mais eficaz, pode utilizar um bronzeador, produto que intensifica a produção de melanina na pele, que é o hormônio que traz o bronze para a pele.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
O bronzeador é um produto cosmético usado para intensificar ou criar a aparência de pele bronzeada. Ele pode ser aplicado diretamente na pele, geralmente em forma de creme, gel, spray ou óleo, e contém agentes que realçam o tom natural da pele, proporcionando um brilho dourado.
Continua depois da publicidade
Alguns bronzeadores funcionam como aceleradores, estimulando a produção de melanina com exposição ao sol, enquanto outros são autobronzeadores, que tingem temporariamente a camada superficial da pele sem necessidade de sol. Esses produtos são populares por oferecerem uma alternativa ao bronzeamento tradicional, aliviando os danos causados pela exposição prolongada aos raios UV.
Entretanto, se bronzear bem vai muito além de passar bronzeador e ir pegar sol. Tendo em vista que envolve raios UV do sol, e fazer isso de maneira descuidada pode causar danos sérios à pele. Por isso, escolha o seu tipo de bronzeador, seja em gel, creme ou óleo, e confira a forma correta de usá-lo a seguir.
Continua depois da publicidade
Horários adequados para fazer o bronzeamento
Muita gente pode não saber, mas existe um horário mais recomendado para fazer bronzeamento ao ar livre. O horário que deve se evitar a todo custo é entre 10h e 16h Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), redobrar a atenção à exposição solar nesta faixa de horário é uma forma de prevenção para o câncer de pele.
Esfoliação das peles mortas
Outra ideia para bronzear melhor é fazer a esfoliação na pele antes de passar o bronzeador. Assim, sairá as peles mortas e ficarão apenas as células mais frescas, o que permite que o produto seja espalhado uniformemente e o sol atinja melhor a pele, garantindo um bronzeado mais duradouro e uniforme.
Evite se manter por muito tempo na mesma posição
Se for o caso de você deseja ter um bronzeado mais uniforme em todo corpo, vá se bronzeando aos poucos e tente em cada dia se expor ao sol em uma posição diferente. Desse modo, em cada posição a exposição será maior em uma parrte específica da pele. Além disso, a recomendação é se esticar para manter a uniformidade na cor.
Continua depois da publicidade
Tempo médio de exposição
Em geral, o tempo médio de exposição para obter um bom bronzeado de maneira segura é de 40 minutos. Em momentos de sol mais suave, de manhã ou no fim de tarde, da para ficar mais tempo bronzeando sem queimaduras. Evidente que nos períodos onde a exposição não é recomendada, deve-se ficar muito menos tempo sob efeito dos raios UV.
Protetor solar
Por fim, o protetor solar precisa ser colocado antes de passar o bronzeador. Isto pois o SBD destaca que é uma das melhores formas de prevenção de queimaduras e câncer de pele. Ao contrário do que muita gente imagina, o protetor não impede o bronzeamento, mas precisa ser aplicado no mínimo 20 minutos antes do bronzeador.
Leia mais
5 alimentos que ajudam no bronzeado
Os cuidados com os cabelos durante o verão
Suco de beterraba e cenoura para um bronzeado incrível
Veja alimentos que ajudam no bronzeado e aprenda receitas de sucos