Do balé tradicional, leva apenas o nome de alguns passos, a inspiração e a rigidez nas posturas. Mas em uma aula muito mais animada e dinâmica, com direito a músicas com batidas fortes alternadas por clássicas, é difícil se entediar com o exercício puxado – uma aula da modalidade fitness chega a queimar 790 calorias em apenas 30 minutos, de acordo com o médico do esporte Franz Burini.
Continua depois da publicidade
O estouro da modalidade começou no último mês quando a blogueira fitness Gabriela Pugliese passou a praticá-lo deixando rapidamente seu corpo ainda mais (!) magro e esbelto do que antes, quando apostava na musculação tradicional.
O ballet fitness está em alta agora, mas foi criado pela bailarina Betina Dantas há 10 anos, quando ela sofreu uma torção no tornozelo e não pôde mais fazer o clássico.
– Foi nesse momento que, cansada de não treinar, decidi começar a usar os exercícios do balé clássico adaptados à minha nova condição. O que hoje vira febre é resultado de um trabalho de anos – disse Betina ao Vida e Saúde.
Continua depois da publicidade
Com o objetivo de divulgar a prática do esporte, Betina veio a Floripa na última semana para oferecer aulas experimentais nas academias Twit e a Sotália.
O exercício é uma excelente alternativa para a mulherada que quer ficar em forma e está cansada da monotonia da academia. A principal diferença em relação ao balé tradicional é o número de repetições e a pegada fitness.
– Diferente da aula convencional, minha metodologia mescla passos técnicos do clássico, aliados a exercícios específicos de fitness, como agachamentos, abdominais e flexões. O grande foco é o aumento no número de repetições dos passos e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. Uma aula nunca é igual à outra e isso ajuda a fugir da mesmice e monotonia – diz Betina.
Continua depois da publicidade
O ballet fitness também ajuda a trabalhar a postura e deixa o corpo longilíneo, bem diferente das aulas de musculação e localizada. A aluna melhora o tônus muscular, a flexibilidade, a respiração e o equilíbrio.
– Não sou muito fã de academia e fiz essa aula de ballet fitness. É sensacional! Gostei muito porque reúne exercício aeróbico com movimentos do balé. Com certeza o resultado deve ser rápido e deixar o corpo lindo – disse Anaía Brognoli ao término da aula.
Saiba mais
Quem pode fazer?
O público-alvo são todas as mulheres de 20 a 50 anos que querem um corpo mais esbelto, além de ex-bailarinas lesionadas e profissionais de companhias de danças que querem fortalecimento muscular mais intenso.
Continua depois da publicidade
Substitui a musculação e o aeróbio?
O ideal são de duas a três aulas na semana. Neste ritmo, sim, substitui a musculação, pois os exercícios proporcionam fortalecimento muscular grande. A aula é aeróbica também e queima bastante, principalmente nos exercícios rápidos.
Quem nunca fez balé, pode fazer?
O ideal é já ter um conhecimento básico dos nomes dos passos de balé para entrar na versão fitness. Mas nada que um pouquinho de esforço não compense.
Onde posso fazer?
Em Florianópolis ainda não há academias licenciadas para a prática do ballet fitness, mas a academia Twit (Rua Esteves Júnior, 711, Centro) pretende oferecer a modalidade em breve.
Continua depois da publicidade
Níveis de dificuldade
Há cinco níveis de dificuldade proposto pela profissional a depender do nível da turma.
O que vestir nas aulas?
Colã, meia-calça, sapatilhas e polainas