A Defesa Civil de Itajaí avança na implementação de um projeto para fortalecer a segurança da população diante de desastres naturais, especialmente cheias. A cidade, que passa frequentemente por enchentes e foi castigada em 2008 e 2011 pela alta dos rios, está desenvolvendo um Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) e um aplicativo de alerta para enchentes, fruto de uma parceria entre a Defesa Civil municipal e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O objetivo é aumentar a segurança da população diante de desastres naturais.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O PMRR permitirá que a Defesa Civil atue de forma planejada e eficiente, fortalecendo a resiliência do município e das comunidades locais.

O aplicativo de previsão de cheias deve usar dados coletados ao longo do rio e informações de institutos de meteorologia para fornecer previsões rápidas e acessíveis à população. Com isso, os cidadãos poderão se preparar com antecedência para eventuais enchentes, minimizando os impactos desses eventos. Ainda não há um prazo para quando o aplicativo será lançado.

Atualmente, a Defesa Civil de Itajaí já disponibiliza ferramentas de monitoramento e alerta 24 horas, incluindo inscrição em canais de alerta via Telegram e WhatsApp, além de informações atualizadas sobre condições meteorológicas e níveis dos rios.

Continua depois da publicidade

— A aplicação de tecnologia e conhecimento acadêmico-científico, aliada a ferramentas de planejamento estratégico, visa assegurar que as melhores medidas sejam tomadas diante dos desafios impostos pelas cheias e outros desastres naturais — afirmou o Coronel Mocellin, secretário de Defesa Civil da cidade.

Cidades de SC já tiveram iniciativas semelhantes

A iniciativa não é inédita no Estado: em Blumenau, o Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu) monitora em tempo real o nível do rio Itajaí-Açu, e ainda alerta moradores quando a água chega a níveis preocupantes.

Implementado em 2014, o AlertaBlu veio como uma resposta às enchentes frequentes que afetam o Vale do Itajaí. A ideia na cidade litorânea é semelhante.

Alagamentos em Itajaí

Em outubro de 2023, quando o Vale do Itajaí passou por uma grande enchente que chegou a causar a suspensão da Oktoberfest por alguns dias, em Itajaí a população temia mesmo que a previsão não fosse de tanta chuva. É que, estando na foz do rio, é na cidade que vai parar toda a água que cai no Alto e Médio Vale. Foi assim nas últimas grandes cheias, inclusive em 2008, quando a cidade viveu sua maior tragédia climática.

Continua depois da publicidade

Leia mais

O que é o “alerta severo” emitido pela primeira vez pela Defesa Civil em Joinville nesta terça

Como funciona o sistema de alerta da Defesa Civil