O canadense Jonathan Lobo, 23 anos, veio passar as férias em Florianópolis e, em pouco mais de dois meses, decidiu escolher a cidade para morar. Pretende retornar ao país de origem apenas para buscar o visto, que ainda não sabe se será de estudante ou de trabalho:
Continua depois da publicidade
– O que eu conseguir primeiro.
Antes de sair de férias da faculdade, na cidade de Ottawa, Jonathan escolheu o destino ao fazer uma pesquisa sobre o Brasil. Queria conhecer o país porque, segundo ele, é um lugar propagado como um paraíso lá no Canadá. Mas, também, muito violento. Por isso, primeiro se certificou qual das cidades turísticas do litoral era a mais segura. Deu Floripa na cabeça.
– Eu queria praias, mas fiquei com medo de ir para o Rio de Janeiro. E não me arrependo da escolha. Agora, decidi que vou morar aqui. As praias são lindas e são tantas festas na Lagoa e no Centro que, em dois meses, não consegui fazer tudo o que gostaria. Ainda bem que tenho mais tempo – conta.
Continua depois da publicidade
Jonathan só lamenta que, para uma cidade turística, pouca gente consiga se comunicar em inglês. Tanto que aprendeu a falar o português em pouco mais de 60 dias.
– Se eu dependesse só de falar inglês, não faria muita coisa. Então decidi aprender pelo menos o básico em português para poder me virar, conseguir ir de um lugar ao outro e conhecer as pessoas. É o que está acontecendo agora – disse o canadense.