O salto está invariavelmente nos pés e leva uma destas duas etiquetas: Prada ou Christian Louboutin. O vestido tem comprimento exato um palmo acima do joelho. Em dias em que Londres alcança temperaturas de -10ºC, os casacos de pele verdadeira são item básico em sua caminhada pelo prestigiado Mayfair, bairro londrino onde fica sua butique. Ela é poderosa. Não só na indumentária, mas no que se propõe a realizar. Em 15 anos na capital inglesa, a manezinha Ana Konder, 42 anos, colocou os gringos aos seus pés.
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Confira um depoimento emocionado da mãe de Ana, Márcia Konder, para a filha
A butique que leva o seu nome marca o início dos negócios comandados por esta workholic que trabalha 60 horas por semana e faz 16 viagens profissionais por ano. China, Paris e Nova York são os principais destinos. Na pequena loja no bairro central de Londres, clientes VIPs têm a garantia de que os casacos ali expostos foram confeccionados com pele verdadeira – de raposa, guaxinim ou vison. Ana desenvolve ainda uma linha para noite em parceria com a Swarovski, em que os cristais da grife (considerados os mais famosos do mundo da moda) são bordados nas peças de Ana e ganham, anualmente, destaque em grandes publicações como a Vogue inglesa e a Tatler, revista contemporânea dedicada à alta sociedade britânica.
Mas o carro-chefe do business da empresária é o Showroom One. Há cinco anos, ela criou uma empresa especializada no atacado de acessórios femininos e lançou o primeiro showroom do setor da Inglaterra. Hoje é o maior do país com um faturamento anual de R$ 4,1 milhões. Ocupa um andar inteiro de um prédio central na Oxford Street, representando 14 marcas internacionais de renome como Paul & Joe Sister, Thierry Mugler e Christian Lacroix. O total de clientes chega a 750 lojas, incluindo as grandes do setor de departamentos e o comércio online, abrangendo Inglaterra, País de Gales e parte da Escócia. Com exceção de sapatos, encontra-se de tudo: bolsas de marca, clutches de peles exóticas, echarpes, joias e cintos.
A produção de acessórios para venda online completa a tríade de seu trabalho. Em peles verdadeiras ou imitação, ela produz cerca de 10 mil peças por ano para o e-commerce ASOS.com.
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– Não são 15 meses. São 15 anos de trabalho duro. Meu sucesso está atrelado menos ao talento – porque vejo muitos artistas de rua de muito talento, mas que não ganham dinheiro algum – e mais à perseverança e ao timing. Sei perceber o mercado aberto para um determinado nicho e investir nele.
A mulher – de sobrenome tradicional catarinense e com um dos prenomes mais comuns do Brasil – não sossega por aí. Ana Konder projeta seus investimentos em 2012 para o comércio online. Observa o Brasil como um lugar de potencial oportunidade e quer trazer ao país uma franquia de joias, que faz sucesso em Hong Kong e Londres. Aposta ainda em prestar consultoria mercadológica a marcas que desejam se estabelecer no exigente mercado inglês.