Partidos aliados da presidente Dilma Rousseff caminham a passos firmes na liderança das eleições em nove das 12 principais capitais do país. Segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, governistas poderão vencer já no primeiro turno, no domingo, em cinco cidades, incluindo importantes redutos como o Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Sufocada, a oposição tem mais chances de vitória em Manaus e Salvador. O PSD – que não é oposição nem situação – está na frente em Florianópolis.
O PSDB, principal adversário do PT em nível federal, aparece bem colocado apenas em Manaus. A legenda ainda tenta garantir José Serra no segundo turno em São Paulo. Fragilizado pela criação do PSD, o DEM deverá ir ao segundo turno em Salvador.
Afora isso, o domínio da larga base aliada de Dilma é amplo. O PMDB de Eduardo Paes está próximo da vitória no Rio, o PSC lidera com Ratinho Junior em Curitiba e o PDT ampliou vantagem em Porto Alegre com José Fortunati.
Em diversas capitais, aliados do governo disputam entre si o comando de cobiçadas prefeituras. Embates entre PT e PSB estão ocorrendo em Recife, Cuiabá, Belo Horizonte e Fortaleza, com vantagem dos socialistas nas três primeiras metrópoles, de acordo com as sondagens de intenção de voto.
Continua depois da publicidade
Os petistas poderão governar Goiânia, Salvador e Fortaleza. O cenário reforça uma leitura que a própria cúpula do PT admite: em um futuro próximo, 2014 e 2018, a principal ameaça à continuidade do projeto de poder da sigla liderada pelo ex-presidente Lula está dentro da base aliada, e não na oposição.
O crescimento do PSB e a capacidade de enfrentar o PT em grandes cidades deve fortalecer a hipótese de Eduardo Campos, governador de Pernambucano, concorrer à Presidência. Na oposição, a única esperança é o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Porém, em negociações nos bastidores, há possibilidade de os tucanos se aproximarem de Campos.
As eleições de 2012 irão equilibrar as forças políticas nas capitais. A tendência, se mantidos os atuais cenários registrados pelas pesquisas, é de divisão do poder, sem um partido se sobrepondo aos demais de forma significativa.
REGIÃO SUL
Curitiba
Ratinho Junior (PSC) 32%
Luciano Ducci (PSB) 25%
Gustavo Fruet (PDT) 17%
Datafolha, 25 e 26 de setembro
Embora a relação esteja estremecida, o PSC integra a base de Dilma Rousseff. Isso torna a disputa pela prefeitura de Curitiba uma briga entre três candidatos de partidos aliados. Ratinho Junior (PSC) deve ir ao segundo turno, enquanto o prefeito Luciano Ducci (PSB) tenta manter-se à frente de Gustavo Fruet (PDT).
Continua depois da publicidade
Florianópolis
Cesar Souza Júnior (PSD) 33%
Angela Albino (PC do B) 27%
Ibope, 23 a 25 de setembro
Só não é possível dizer que aliados de Dilma fazem uma disputa particular porque o PSD ainda não ingressou oficialmente na base. A disputa é acirrada: Cesar Souza Júnior (PSD) está apenas seis pontos à frente de Angela Albino (PC do B).
Porto Alegre
José Fortunati (PDT) 47%
Manuela D’Ávila (PC do B) 24%
Adão Villaverde (PT) 12%
Ibope, 25 a 27 de setembro
Disputa exclusiva de aliados do governo. Os três principais candidatos – José Fortunati (PDT), Manuela D’Ávila (PC do B) e Adão Villaverde (PT) – têm laços com o Planalto. O pedetista obteve crescimento contínuo no decorrer do período eleitoral e, hoje, venceria no primeiro turno. Manuela e Villaverde reforçam o tom das críticas à gestão de Fortunati para tentar desgastá-lo.
REGIÃO NORTE
Manaus
Arthur Virgílio (PSDB) 29%
Vanessa Grazziotin (PC do B) 29%
Ibope, 17 a 19 de setembro
Uma das poucas esperanças do PSDB, que irá ao segundo turno com o ex-senador Arthur Virgílio. Vanessa Grazziotin, do governista PC do B, alcançou o tucano nos últimos dias.
REGIÃO SUDESTE
São Paulo
Celso Russomanno (PRB) 27%
José Serra (PSDB) 19%
Fernando Haddad (PT) 18%
Ibope, 27 de setembro a 2 de outubro
Uma das eleições mais tensas do país. Dos três primeiros colocados nas pesquisas, José Serra (PSDB) é o único opositor de Dilma Rousseff. Ele disputa, voto a voto, com Fernando Haddad (PT), o direito de ir ao segundo turno. Alvo de ataques dos adversários, Celso Russomanno (PRB) segue liderando, mas vem caindo nos últimos levantamentos de intenção de voto.
Continua depois da publicidade
Rio de Janeiro
Eduardo Paes (PMDB) 57%
Marcelo Freixo (PSOL) 18%
Ibope, 29 de setembro a 1º de outubro
Só uma catástrofe tira a vitória em primeiro turno de Eduardo Paes (PMDB), um dos aliados mais valorizados pelo governo federal. O peemedebista tem um vice do PT. Em segundo lugar e apoiado por artistas como Caetano Veloso e Chico Buarque, está Marcelo Freixo (PSOL).
Belo Horizonte
Marcio Lacerda (PSB) 45%
Patrus Ananias (PT) 32%
Datafolha, 25 e 26 de setembro
Um dos principais embates entre PSB e PT nas capitais. Afiançado por Dilma, o ex-ministro Patrus Ananias (PT) perderia hoje em primeiro turno para Marcio Lacerda (PSB), candidato do governador Eduardo Campos (PSB-PE) e do senador Aécio Neves (PSDB-MG).
REGIÃO NORDESTE
Fortaleza
Elmano Freitas (PT) 24%
Roberto Cláudio (PSB) 19%
Moroni Torgan (DEM) 18%
Datafolha, 25 e 26 de setembro
Disputa imprevisível. Elmano de Freitas (PT) lidera com 24%. Logo atrás, disputam vaga no segundo turno Roberto Cláudio (PSB), candidato dos irmãos Ciro e Cid Gomes, e o ex-deputado Moroni Torgan (DEM), o único não aliado do Planalto.
Salvador
Nelson Pellegrino (PT) 34%
ACM Neto (DEM) 31%
Ibope, 24 a 26 de setembro
Nelson Pellegrino (PT) cresceu e ultrapassou ACM Neto (DEM), que ainda segue o adversário muito de perto. Seguirão com a disputa no segundo turno. ACM Neto tem o melhor desempenho do DEM.
Continua depois da publicidade
Recife
Geraldo Julio (PSB) 42%
Daniel Coelho (PSDB) 22%
Humberto Costa (PT) 17%
Datafolha, 25 e 26 de setembro
Os petistas impuseram ao diretório local a candidatura do senador Humberto Costa (PT), que iniciou a eleição na liderança e, agora, caiu para o terceiro lugar. Hoje, o afilhado político do governador Eduardo Campos, Geraldo Julio (PSB), poderia vencer no primeiro turno.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Goiânia
Paulo Garcia (PT) 41%
Jovair Arantes (PTB) 11%
Ibope, 10 a 12 de setembro
É a eleição mais tranquila dentre as 12 capitais para o PT. O petista Paulo Garcia atingiu 41% das intenções de voto e lidera com folga. Atrás dele, com apenas 11%, vem Jovair Arantes (PTB). Pleito deve ser decidido no domingo.
Cuiabá
Mauro Mendes (PSB) 38%
Lúdio Cabral (PT) 29%
Ibope, 11 a 13 de setembro
Mais um dos embates entre PT e PSB. A disputa está aberta, mas Mauro Mendes conseguiu abrir vantagem de nove pontos sobre o petista Lúdio Cabral. No momento, a tendência é de que os dois duelem também no segundo turno na capital do Mato Grosso.