Dona de muito estilo e personalidade jovem, a sul-coreana Sang Soon Kim está em uma nova fase da carreira. Atualmente a designer de moda de 45 anos comanda o próprio ateliê próximo à Vila Germânica, em Bumenau, onde produz peças exclusivas para clientes do Brasil, Itália, Coreia do Sul e Nova York. A história dela com o universo de tecidos e peças estruturadas começou ainda na infância. O sonho de se tornar bailarina ficou pra trás depois dos conselhos da mãe e a brincadeira de criar roupas para bonecas se tornou profissão.

Continua depois da publicidade

Soon deixou o país natal em 1996, onde se formou em moda, para se aperfeiçoar na área na Itália. Foi lá, no Istituto Europeo di Design, em Milão, que conheceu o marido, Marcus Marquetti, e após alguns trabalhos no Brasil adotou Blumenau em 2001, a terra dele. O casal tem dois filhos, um brasileiro de 11 anos e um italiano de 16, que hoje estuda em São Paulo – ela sente na pele o que a mãe sentiu quando Soon deixou o país: saudade. Palavra que ela só conheceu depois de se mudar para o Brasil e aprender do zero a língua portuguesa.

Como está a marca Marcosoon (fusão dos nomes Marcus e Soon)?

A loja fechou, mas eu ainda uso a marca nas peças produzidas no ateliê, mas tenho planos de mudar o nome da marca. O Marcus está se empenhado em outros trabalhos e eu sou responsável pelas peças, então estou decidindo sobre uma possível mudança no nome.

Onde você busca inspiração para criar?

Continua depois da publicidade

Na verdade não tem algo específico. Me inspiro vendo filmes ou escutando alguma música. Eu não costumo fazer pesquisas ou algo específico na internet, por exemplo. Tento me inspirar em casa, em coisas que imagino, que me vem à mente. Tento me atualizar vendo algumas revistas, mas tento sempre me manter focada no meu estilo pessoal. Claro que quando viajo me inspiro mais.

Hoje você fala superbem português. Como foi aprender a língua?

Difícil, quando eu vim pra cá não sabia falar nenhuma palavra, pois eu e meu marido conversávamos só em italiano. Acho que foi a convivência com a família, família italiana fala muito, né, não tem como não aprender. Ainda tem muita coisa para aprender, claro. Os meus filhos, que já cresceram aqui, me corrigem de vez em quando em uma palavra ou outra.

As suas peças são feitas somente sob encomenda?

Todo ano eu faço o desfile da Dragão Fashion Brasil, em abril, e a gente desenvolve uma coleção. Os demais modelos são feito sob encomenda e algumas peças são vendidas fora do país. Minhas peças são únicas, uma coisa mais manual mesmo e nem tem como fazer em grande quantidade.

Você tem preferência em fazer algum tipo de peça?

Eu e o meu marido trabalhamos na Naguchi por muito tempo (no desenvolvimento de coleções), mas o que eu mais gostava era fazer vestidos. Eu gosto de poder fazer diferente. Eu gosto de estar livre para criar as minhas peças e fazer da maneira que acho conveniente. Vestidos de festa, para debutantes e de noiva, são os mais pedidos. Apesar de trabalhoso, eu gosto de poder criar. O ideal é ter um mês para fazer os vestidos de festa, mas já cheguei a fazer um traje de gala em três dias.

Continua depois da publicidade

Como define o seu estilo?

Eu não tenho um estilo definido. Gosto de misturar uma coisa básica com uma bem louca, coisas que não combinam. No dia a dia uso jeans, camiseta e um jaqueta. Sou mais básica. Hoje em dia estou mais tranquila, por causa da idade também.

Detalhes sobre Soon

O que não pode faltar no armário? Vestidos

E na sua bolsa? Batom em tom natural

Revista preferida: Vogue e Bazaar, não gosto muito de revistas.

Designer ou estilista favorito: eu acompanho vários estilistas, Karl Lagerfeld, Tom Ford e Stella McCartney. Todos têm um estilo diferente, mas coisas que eu gosto.

Morar no Brasil é: muito bom.

Blog de moda: Song of Style (songofstyle.com).

Instagram preferido: gosto de três: @chique_le_frique, @colorandstyle e @fashion_blogger_news