Por volta das 23h de domingo eu transitava pelo bairro Carianos, sob um “dilúvio”. Quase não era possível enxergar 20 metros à frente, quando um vulto me chamou a atenção. Era um funcionário da Comcap reunindo os sacos de lixo para facilitar o trabalho dos demais companheiros do caminhão, que circulava por ruas laterais. Me chamou a atenção o cinto reflexivo na capa amarela que ele usava, mas certamente ela não conseguia protegê-lo como o esperado. Mesmo assim, com muito empenho, ele desenvolvia a sua missão. Parei o carro e fotografei o momento. Confesso que me emocionei. Sempre reconheci e valorizei muito o trabalho dos coletores de detritos – no meu tempo de infância chamávamos de “lixeiros”, sem qualquer conotação ofensiva -, e continuo entendendo como uma das profissões mais dignas e importantes do contexto social. Parabéns a todos eles!
Continua depois da publicidade
Coincidência?
No final da semana dei uma nota em que relacionava escolas públicas catarinenses selecionadas na primeira etapa para o programa Mais Cultura nas Escolas. Hoje, informo que numa segunda etapa também estão selecionadas as seguintes unidades escolares catarinenses: Escola Básica Municipal Professor Ernesto Sirino e Escola Básica Municipal 25 de maio, de Abelardo Luz, e Escola Básica Municipal Professor Antonio Joaquim Hernandes, de Lages. Como a cidade de Abelardo Luz conseguiu selecionar três escolas municipais num total de oito catarinenses entre 2.002 brasileiras, fui em busca de explicações para a brilhante conquista – além da qualidade dos professores e de seus alunos, não encontrei muito mais na cidade administrada pelo Prefeito Dilmar Antonio Fantinelli, do PT. Espero que a sigla partidária semelhante à do Governo Federal tenha sido apenas uma coincidência.
Os campeões de processos no STJ
Continua depois da publicidade
Dez anos depois de ter divulgado o primeiro ranking das instituições mais processadas no Superior Tribunal de Justiça é possível constatar várias alterações na lista. O INSS e a Fazenda Nacional permanecem alternando as primeiras posições entre os mais processados. No balanço 1989-2004, este é o Ranking: 1)Tribunal de Justiça de São Paulo – 113.195; 2) Fazenda Nacional – 74.288; 3) INSS – 64.828; 4) União – 37.781 e 5) Brasil Telecom – 27.270. A íntegra deste ranking você encontra no site do STJ – http://bit.ly/1o0m8Ue.
Sobre as centrais sindicais
Tendo visitado Cuba em 1995, o deputado federal Esperidião Amin escreveu em seu blog estar convencido de que se as nossas centrais sindicais atuassem em Cuba essa exploração do trabalhador cubano (médicos que vieram pelo Programa Mais Médicos) não continuaria! Por isso, ele sugere que CUT, CGT e Força Sindical instalem “franquias” em Cuba para apressar a libertação dos trabalhadores (obreros y campesinos) cubanos! O que você acha?