Quando falamos de Cultura da Inovação nos referimos a um conjunto de hábitos e valores que promovem a criatividade em todos os setores de uma empresa e que proporcionam espaço e oportunidade aos colaboradores para se sentirem motivados a gerarem novas ideias. O intuito disso é melhorar a forma de fazer negócios, valorizar a equipe, otimizar os recursos e os resultados da empresa, além de gerar impactos positivos na sociedade.
Continua depois da publicidade
Empresas são feitas de pessoas. E quando esses colaboradores se sentem parte da transformação e são incentivados a terem ideias que fujam do tradicional, formas muito mais inovadoras de se trabalhar surgem. E ao implementar isso, os valores, hábitos e comportamentos de todos os envolvidos mudam, de modo que a empresa como um todo passa a focar sua energia em ações que tem a inovação como referência.
A melhor maneira de se fortalecer no mercado nos dias de hoje é por meio da criatividade e inovação em prol da sustentabilidade. Isso é algo que faz com que as empresas se destacam em relação à concorrência e conquiste novos clientes por meio de soluções que agregam mais valor e que beneficiam o meio-ambiente também.
Ao querer implantar a Cultura da Inovação na sua empresa, os gestores devem lembrar-se de que a mudança acontece de forma gradativa, iniciando nas pequenas ações do dia a dia. Ou seja, para que a inovação se estabeleça como cultura organizacional, é preciso esforço, recorrência e muito incentivo. É a oportunidade que faz com que os colaboradores possam compartilhar suas ideias e ajudar a mudar os processos. É de fundamental importância uma gestão em prol da inovação e criatividade em toda empresa, de modo que todos estejam alinhados sobre qual é o propósito das mudanças em criação e andamento.
Como isso vem acontecendo em Santa Catarina?
Santa Catarina tem sido reconhecida pelo seu caráter inovador já faz anos. Diversas iniciativas colaboram para o desenvolvimento do ecossistema de inovação catarinense e os ambientes de inovação contribuem para essa cultura. Cerca de 250 habitats de inovação se espalham por todo o estado, impulsionando o desenvolvimento de uma geração de profissionais cada vez mais inovadora.
Continua depois da publicidade
SC tem promovido inovação por meio da criação de políticas públicas de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, que preveem um direcionamento estratégico de governo, de instituições de ensino, pesquisa e extensão e de agentes econômicos e sociais. O foco é o desenvolvimento de novas tecnologias e incorporação de inovações que possam contribuir de forma sustentável para melhoria da qualidade de vida dos habitantes do estado.
Neste cenário, já contamos com mais de 10 aceleradoras, 20 centros de inovação, 9 parques tecnológicos e científicos, 118 coworkings, 22 pré-incubadoras, 27 incubadoras e 26 núcleos de inovação tecnológica. Números que crescem a cada ano é provam a força inovadora do empreendedorismo catarinense.
Desenvolvimento de habilidades é a chave da evolução
A tecnologia e a inovação são muito importantes. E para que isso prospere, é preciso capacitar cada vez mais os profissionais, tanto os que já estão no mercado de trabalho quanto os que estão começando. O desenvolvimento de habilidades que as empresas estão implementando constantemente em seu dia a dia, significa oportunizar aos colaboradores a aquisição de conhecimento e aprendizado das técnicas necessárias para desempenhar o seu papel – seja para a atual função ou para um cargo que ele queira ocupar no futuro.
Este é um processo contínuo e intenso de aprimoramento e conquista de competências específicas que são extremamente relevantes para realizar tarefas ou alcançar objetivos em diferentes áreas da vida. Essas habilidades podem ser técnicas, cognitivas, sociais ou emocionais, e são cruciais para o sucesso pessoal e profissional.
Continua depois da publicidade
Essas habilidades podem ser adquiridas em cursos, mestrados, workshops, eventos, networking e pesquisas. A busca constante por novos aprendizados é importante para quem deseja aumentar a sua capacidade de inovação. Investir em autoconhecimento é o segredo, e claro, ter uma postura proativa frente aos desafios.
O Gestão de Valor reúne a inovação catarinense
No dia 27 de junho, acontecerá o talk gratuito e aberto ao público, do Gestão de Valor. Nesta data, iremos receber 4 empreendedores catarinenses que vão apresentar seus cases de inovação e sua repercussão na vida da comunidade. A mediação será feita pela jornalista Eveline Poncio, repórter e apresentadora da NSC TV.
Você já pode fazer sua inscrição clicando aqui.
O Gestão de Valor 2024 tem oferecimento de Square SC, Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC).