Todo dia a mesma cena
Na última quarta-feira acompanhei o trabalho da Polícia Militar Rodoviária e pude ver, de perto, as filas que os motoristas enfrentam todos os dias. A SC 403 fica completamente congestionada – a combinação pista simples somada ao fluxo intenso resulta em lentidão, no sentido Centro. E o pior não é ter que enfrentar essa fila todos os dias, mas sim, os espertinhos que furam pelo acostamento.
Continua depois da publicidade
Sinal de Luz
Enquanto a PMRv fazia uma Operação Radar, próximo ao viaduto de Jurerê, muitos motoristas no lado contrário davam sinal de luz para avisar da fiscalização. É importante lembrar que esta atitude é uma infração média com multa de R$ 85,12 e você ainda corre o risco de estar avisando, justamente, a pessoa errada.
Continua depois da publicidade

Curva da Morte
O ponto que sempre foi cenário de muitos acidentes agora está passando por obras. Parte do traçado da chamada Curva da Morte vai ser modificado. Os trabalhos começaram ontem e devem durar até três meses.

Lentidão
Sempre que acontecia algum acidente na Curva da Morte, o trânsito praticamente parava no sentido Centro. O objetivo das obras é melhorar a estrutura para evitar novos acidentes. Mas a fila vai ser inevitável. A dica do dia é: saia de casa mais cedo!
Como fica o trânsito
Durante as obras os moradores do Norte da Ilha vão precisar de paciência, porque as filas vão ser comuns – principalmente no começo do dia. Um dos caminhos alternativos é, logo depois do Floripa Shopping, entrar à direita e ir para o Centro pelo bairro João Paulo. Quem sai dos Ingleses ou Rio Vermelho, dependendo do horário, pode optar o desvio pela Lagoa da Conceição.
Sul da llha
Dentro da proposta de viabilizar soluções para o trânsito de Florianópolis, a PMRv além da liberação da faixa reversível todas as manhãs, para aliviar o fluxo no sentido Centro, agora também estão coordenando o trânsito no retorno para a casa. A partir das 17h30 eles colocam cones na SC 405 com o objetivo evitar que os motoristas troquem de faixa perto do Trevo do Rio Tavares.