Santa Catarina tem o recorde de temperatura mais fria registrada no Brasil nos últimos 30 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a conquista é de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, quando em 1991 a cidade registrou -10°C.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Segundo a análise feita pelo Inmet, entre 1° de janeiro de 1961 e 25 de junho de 2024, as temperaturas mais baixas registradas no país foram em Guarapuava, no Paraná, em 1975, e em São Joaquim, no dia 2 de agosto de 1991. Ambos os lugares marcaram nos termômetros -10°C.
Outra temperatura “congelante” foi registrada no dia 7 de julho de 2021, quando os termômetros marcaram -8,6°C em Bom Jardim da Serra, também na Serra catarinense, segundo o Inmet.
Veja fotos dos episódios de neve em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Em 2024 a neve ainda não apareceu em Santa Catarina, mas em outros anos, diferentes regiões do Estado tiveram registros do fenômeno. Nas cidades de Urubici e São Joaquim, o fenômeno é recorrente, e acontece em maior ou menor quantidade em quase todos os anos.
Em outras cidades de Santa Catarina, o registro de neve é uma raridade. Foi o que aconteceu em julho de 2013, quando 126 municípios catarinenses ficaram “branquinhos”, muitos deles que não costumam registrar esse tipo de ocorrência.
Leia mais
VÍDEO: Temperaturas extremas congelam ondas do mar na Terra do Fogo
Fã deixa bota guardando lugar na fila para comprar ingresso para o show de Paul McCartney
Ansiedade marca espera de fãs por ingresso para show de Paul McCartney em Florianópolis