Siderópolis, município do Sul de Santa Catarina, tem como um dos principais símbolos a torre de uma capela submersa nas águas da barragem do Rio São Bento. O ponto turístico representa muito bem a cidade, que tem diversas atrações ligadas ao turismo religioso.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Localizado a cerca de 20 minutos de Criciúma, maior município da região, Siderópolis tem aproximadamente 13 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Conheça, abaixo, pontos históricos e turísticos da cidade.

FOTOS: Conheça dois castelos que são atrações turísticas no Sul de SC

Barragem

Há quase duas décadas foi construída a Barragem do Rio São Bento com o objetivo de resolver o problema de abastecimento na região de Siderópolis. Antes, o local era lar de famílias que moravam na comunidade de São Pedro.

Continua depois da publicidade

Para manter viva a memória daquela vila, a torre da capela foi preservada e está “de pé” até hoje, cercada pelas águas da barragem e montanhas.

Santuário Ecológico

Outro ponto turístico conhecido da cidade é o Aguai Santuário Ecológico. O parque conta com a única gôndola navegável do Brasil e a menor igreja da América Latina.

Lá, os visitantes podem fazer uma trilha de aproximadamente um quilômetro e ter uma visão privilegiada da Barragem do Rio São Bento, incluindo a torre da capela submersa.

Turismo religioso

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Siderópolis tem uma das maiores estátuas cristãs do país. Somente a imagem da Santa mede aproximadamente 21 metros de altura.

Continua depois da publicidade

A atração religiosa está localizada na rodovia SC-445, próxima à Capela de São Francisco de Assis. Há, ainda, grutas e igrejas que podem ser visitadas na cidade, além da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Veja fotos de Siderópolis, a cidade da capela submersa

Leia mais

Pônei, coelhos e patos viram atração em parque de Criciúma

Conheça os pontos turísticos mais visitados em Criciúma